quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Deep Web: o lado obscuro da internet

      Pense em tudo o que o ser humano é capaz de fazer quando ninguém está olhando. Canibalismo, assassinos de aluguel, pedofilia, tráfico humano, satanismo e bizarrices inimagináveis. Isso é um pouco do que você pode encontrar na parte obscura da internet, a chamada Deep Web. Esse lado profundo do mundo virtual está acessível somente àqueles com profundo conhecimento de hackeamento, mas também pode ser acessado – em parte – com pacotes (a exemplo o Tor) que permitem aos usuários anonimato e certa segurança ao navegarem.
Mas a verdade é que ninguém sabe o que de fato acontece nessas camadas profundas. Quem diz que já alcançou os últimos níveis, nunca pôde comprovar o que viu. Alguns relatos afirmam até que 95% do conteúdo da internet - ou mais – estão lá, porém a informação nunca foi confirmada. Então, o que realmente pode ser encontrado nessas camadas? Os Apocalípticos te ajuda a descobrir.

Infográfico explicando as camadas da DW (clique na imagem para ampliá-la).
Fonte: Reprodução/Mestre dos sites

As camadas
Para que você entenda a Deep Web, primeiramente é necessário entender porque ela está lá. Na verdade, sua criação veio com a intenção de troca de informações e liberdade de conteúdo entre pessoas que viviam/vivem em países de forte censura. Mas com o tempo, suas páginas passaram a ganhar conteúdos mais pesados, como fóruns para compra e venda de drogas, venda ilegal de órgãos, imagens e vídeos pornográficos, etc.
A camada “0”, como é chamada, é aquela acessível a todos, como o Facebook. A primeira camada, chamada de surface web, é onde você encontra algumas informações novas, fóruns etc. A Deep Web já passa a se enquadrar a partir da terceira camada. Esta já possui conteúdos diferentes dos habituais, como fóruns de hackers, estudos comunitários de scripts e vírus.
Outros níveis vêm a seguir e quanto mais altos, mais difíceis de serem acessados. Quanto mais fundo você chega, mais proibido fica o conteúdo.
Especula-se que nas últimas camadas da parte obscura da internet, ocorram transações bilionárias de dinheiro e de documentos altamente secretos, acessíveis somente pelos melhores hackers do mundo.Como os níveis de criptografia nessas camadas – também conhecidas como Marina’s Web, nome dado devido ao lugar mais profundo dos oceanos em todo o Planeta Terra - são bem avançados, podem ser encontrados por lá sites que disponibilizam assassinos de aluguel ou até mesmo a venda de armas de uso estritamente militar.

Lendas
É claro que, com tantos segredos, muitas lendas acerca da Deep Web começaram a surgir, principalmente na surface. Uma delas é a da chamada “Dolls Makers”, crianças com idade entre 8 a 10 anos, transformadas em bonecas sexuais humanas e vendidas sob encomenda a milhares de dólares a fim de satisfazerem as perversões sexuais dos seus donos.
    Segundo a “lenda”, as crianças são vendidas por pais que vivem na extrema pobreza. Após isso, são levadas a centros cirúrgicos clandestinos, onde é feita uma cirurgia grotesca para que seus membros (braços e pernas) sejam retirados e substituídos por próteses de silicone. As cordas vocais também são retiradas e os dentes arrancados e substituídos por imitações de borracha. Tudo isso feito para que as crianças sejam transformadas em bonecas vivas e não apresentem resistência aos seus futuros donos. Afirma-se ainda que a boneca viria com um manual de instrução, necessária a sua sobrevivência, entretanto caberia ao dono prezar pela sua “durabilidade”. Devido ao procedimento cirúrgico, que leva dias, a estimativa de vida das bonecas seria reduzida a um ano.
Difícil de acreditar, não é? Porém, mais difícil ainda é comprovar a veracidade dos fatos. Mas não pense que, com tantas atrocidades, não exista ninguém ou nenhum órgão que fiscalize esse submundo. Na verdade, é bem provável que, se você não tomar os devidos cuidados ao acessar a rede ou clicar no link errado, a Polícia Federal possa contactar você para descobrir quais as suas intenções. Esse descuido pode levá-lo à prisão. O FBI (Federal Bureau of Investigation) é um dos infiltrados na DW e já foram responsáveis pela prisão de pedófilos, traficantes e de outras figuras do tipo.
Máscara inspirada do filme "V de vingança" é marca
 registrada dos Anonymous
E, claro, não podemos esquecer do famoso grupo de hackers, os Anonymous. Muitos não sabem, mas foi da Deep Web que eles se uniram, juntaram forças e migraram para a superfície. Hoje, denunciam esquemas de corrupção, incentivam a população mundial a lutar pela liberdade de expressão e, inclusive, foram os responsáveis pela divulgação da identidade de quase 200 pedófilos no final de 2011. 
Para você ver que nem só de crueldades vive a DW, muitas coisas boas podem ser encontradas por lá – pelo menos com uma boa finalidade, como, por exemplo, fóruns que disponibilizam conteúdos acadêmicos de graça ou livros proibidos. Até mesmo jornalistas correspondentes em países com regime de alta censura utilizam esse meio para se comunicarem com suas redações.
Apesar de tudo, o fato é: você será muito mais feliz não acessando a Deep Web, a não ser, claro, que você seja um super hacker e consiga fugir de todos os malwares e da polícia. Ah, e claro, tenha muito sangue frio para aguentar todas as atrocidades que podem aparecer na sua tela.
Texto: Fábia Sepêda
Revisão: Erica Marques
Edição: Juliana Theodoro
Fontes: Tecmundo, Ah duvido, Anonymous Brasil, Galileu

Nenhum comentário :

Postar um comentário