segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Exposição apresenta arte rupestre encontrada no oeste do Pará

Amazônia, floresta, populações ribeirinhas, brega, carimbó. Esses parecem ser os temas que norteam as pesquisas acadêmicas e profissionais no estado do Pará. Mas há uma vertente científica pouco conhecida: a do estudo arqueológico, mais especificamente o de resgate da arte rupestre. É este lado da Ciência local que a exposição “Visões: arte rupestre em Monte Alegre”, realizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), pretende mostrar.
Tudo começou com uma equipe de quatro pessoas: um poeta, uma arqueóloga, um aquarelista e um cineasta. Eles se uniram e viajaram às serras de Monte Alegre - município no oeste do Pará, próximo a Santarém. Lá, depararam-se com diversos sítios arqueológicos, inclusive com a presença da arte rupestre – que, como sabe, são as representações de registro humano mais antigas conhecidas, pré-históricas. 
Primeiro cômodo da exposição aquarelas de 
Mário Baratta ao centro.

A pesquisa dessa arte rupestre proporcionou uma impressão para cada uma dessas quatro pessoas, de forma que essas visões diferenciadas precisavam ser extravasadas. Assim, a exposição do MPEG é resultado desses diferentes pontos de vistas.
No primeiro cômodo, vemos o trabalho do aquarelista Mário Baratta em diversos quadros que retratam Monte Alegre. Nas paredes do mesmo lugar, têm-se reproduções em larga escala da arte rupestre local, além de grandes banners ilustradas com as palavras de Juraci Siqueira, o poeta – suas poesias, inclusive, culminaram no livro infantil: Itaí a carinha pintada.
No próximo ambiente da exposição, exibe-se o vídeo-documentário Imagens de Gurupatuba (duração de 15min) do cineasta Fernando Segtowick, produzido a partir das imagens vistas nos sítios arqueológicos.
Rocha arqueológica com gravuras da arte rupestre
 encontrada em Monte Alegre.
Já o trabalho da arqueóloga Edithe Pereira fica exibido no último espaço, no qual o público pode conhecer algumas peças trazidas do sítio. Exemplo delas é a rocha da foto ao lado, na qual há inseridas gravuras da arte rupestre. Um fato curioso é que muitas dessas rochas estavam sendo utilizadas pela comunidade de Monte Alegre como tábuas para lavagem de roupas, o que acabou danificando bastante as peças.
Tal desconhecimento do valor da peça arqueológica é um dos motivos pelos quais se criou o projeto “Arte Rupestre de Monte Alegre: Difusão e memória do patrimônio arqueológico”, dentro do qual essa exposição está inserida.
Os efeitos no público são facilmente percebidos. Independentemente da faixa etária ou do lugar de origem, a maioria dos visitantes tem seu primeiro contato com a arte rupestre paraense devido à exposição.
 O gaúcho de 27 anos, Jeffer, foi visitar o museu com a namorada belenense e achou a experiência bastante positiva. Foi a primeira vez que viu a arqueologia de Monte Alegre e, como o casal fez uma visita rápida, espera saber mais desse lado da pesquisa posteriormente.
Os próprios paraenses desconheciam, na maioria das vezes, o que estava sendo exposto. Benício, de 34 anos, ficou surpreendido pela quantidade de material arqueológico que o seu estado tem. “A gente fica feliz, até orgulhoso, de saber que nós temos tanta cultura, tantas coisas que normalmente não é expandido para a maioria das pessoas”, disse. Seu filho, Lucas, 13, também estava conhecendo essa vertente científica do Pará e gostou bastante de tudo, principalmente da arte rupestre das rochas: “achei bem interessante porque foi feita por povos bem antigos”.
A pedagoga Catarina, 35, já tinha ouvido falar sobre a arte rupestre, mas desconhecia sua localização. Ela frisou a importância da exposição em relação a essa divulgação da pesquisa arqueológica paraense, inclusive para haver maior reconhecimento sobre o próprio sítio em terras natais: “Às vezes a gente não dá muito valor ao que já tem”.
A exposição também tem um planejamento de inclusão: todo o trabalho é bilíngue (português e inglês) e há também a versão em braile para deficientes visuais e em língua de sinais para o acesso aos deficientes auditivos.

Vídeos socioeducativos produzidos pelo próprio Museu
“Visões: arte rupestre em Monte Alegre” conta também com vídeos educativos produzidos pelo LabCom (Laboratório de Comunicação do MPEG), oficinas e outras atividades socioeducativas. Permanece exposta até 30 de setembro, de terça a sexta, das 9h às17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h. Localiza-se no Pavilhão de Exposição Rocinha do Museu Emílio Goeldi, na Av. Magalhães Barata, 376, em Belém. Para visitar, não se paga nenhum adicional, apenas o ingresso do museu, R$2.

Texto e fotos: Alice Martins Morais
Revisão: Erica Marques
Edição: Arthur Medeiros

Nenhum comentário :

Postar um comentário