terça-feira, 26 de novembro de 2013

1º Fórum de Proteção e Defesa dos Animais é realizado em Belém

1º Fórum de Proteção e Defesa dos Animais, realizado na Assembleia Legislativa do Pará.
Vivemos num mundo em que a maioria das pautas é voltada para o homem e para os acontecimentos na sociedade. Para viver de maneira saudável, precisamos estar em equilíbrio com a natureza e com todos os seres em nossa volta, mas, muitas das vezes, esquecemos e acabamos dando menos importância aos animais.

Para discutir essa questão, foi realizado o 1º Fórum Estadual de Proteção e Defesa dos Animais, no último sábado, 23, no auditório João Batista, da Assembléia Legislativa do Pará (ALEPA). Organizado pelo vereador Igor Normando (Partido Humanista da Solidariedade/PA), o evento contou com a participação de palestrantes da região e de outras localidades do país.

A delegada da Divisão Especializada em Meio Ambiente (DEMA), Virgínia Nascimento, falou a respeito de um assunto muito importante e lamentável: os maus-tratos praticados contra os animais. Segundo a delegada, os cachorros estão na lista dos animais que mais sofrem crueldades.

“A maioria dos maus-tratos acontece nos lares”, salientou Virgínia, que também fez um forte apelo às autoridades competentes, já que grande parte desses animais que sofrem violência, ao serem resgatados, acaba tendo de voltar aos seus “lares”, pois não há espaço suficiente para acomodá-los no Centro de Controle de Zoonoses de Belém.

E quanto ao agressor? A pena maior seria o agressor perder o animal, mas isso não acontece, pois o bicho não tem onde ficar e, então, acaba voltando para o dono.

O jornalista na área ambiental (fauna, flora e tráfico de animais), editor do blog Fauna News e coordenador de comunicação das ONGs PROFAUNA e Freeland Brasil, Dimas Marques, foi um dos palestrantes. Ele falou a respeito do descaso do poder público com os animais e deu ênfase ao tráfico de animais.

Ao exibir alguns vídeos, Dimas até relembrou o caso do macaco “Chico”, que teve grande repercussão nacional e até mesmo fora do Brasil, em agosto deste ano. Para quem não acompanhou o caso, “Chico”, como ficou conhecida a macaca-prego (é isso mesmo! Depois descobriram que o macaco era, na verdade, uma fêmea) criada por uma família na cidade de São Carlos (SP), foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental, após denúncias de maus-tratos. A partir daí, muitas pessoas se mobilizaram na internet para que o animal voltasse ao seu “lar”, já que a dona, a aposentada Elizete Farias, dizia-se muito apegada ao bicho e o tratava como um filho.

Dimas também deixou claro o que é tráfico de animais ao dizer que “é todo o processo que envolve a comercialização de animais sem autorização legal de órgãos competentes, assim como partes de animais (olhos, bico, penas, couro, dentes, carnes, etc.)” e ainda chamou atenção para os dados da ONG Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), ao levantar que, no Brasil, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza para serem traficados.

O vereador Igor Normando, 26 anos, resolveu organizar o evento no início de seu primeiro mandato, neste ano, e disse que sempre teve interesse pelo assunto. Segundo o vereador, o objetivo do fórum é expor a realidade sobre os descasos com os animais e colher o máximo de informações necessárias para solucionar os problemas apresentados. Igor, juntamente com o apoio de ONGs e associações, está elaborando um projeto de lei voltado para a castração animal por determinação legal, por meio de uma unidade móvel de esterilização e de educação: o “Castramóvel”.

Para quem tiver interesse em participar ou saber mais a respeito do movimento “Unidos pelos animais”, liderado pelo vereador Igor Normando, seguem os contatos: 4008-2234 / 81504051.


Texto: Hojo Rodrigues.

Edição: George Miranda.

Revisão: Sérgio Ferreira.

Nenhum comentário :

Postar um comentário