sábado, 18 de janeiro de 2014

Universidade Federal dos Paraenses: mais de 95% dos aprovados no PS 2014 são estudantes do estado

Ovo, trigo e Pinduca rechearam a sexta-feira do paraense. Ontem, dia 17, foi divulgado o listão de aprovados do Processo Seletivo 2014 da Universidade Federal do Pará. Dos mais de 134 mil inscritos, 5.692 foram aprovados e entrarão na universidade no ano de 2014.

Uma das coisas que mais preocuparam os vestibulandos no último ano foi a exclusividade da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo seletivo da UFPA e a aderência desta ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Foi a primeira vez que a universidade não aplicou uma prova própria da instituição em seu vestibular, utilizando a nota do Enem como única avaliação. Além disso, foi estreante também a participação da universidade no Sisu, a que disponibilizou 1.019 vagas em 127 de seus cursos.

Como tanto o Enem como o Sisu funcionam em escala nacional, o temor era de que os vestibulandos paraenses saíssem prejudicados e perdessem suas vagas para estudantes de outros estados. Fato que não veio a se concretizar, como afirma o reitor da UFPA, Professor Carlos Maneschy: “Esta adesão [ao Sisu] só teve efeito positivo (...) quando permitimos que muito mais pessoas do estado do Pará pudessem participar do certame. Ano passado, em torno de 60 mil pessoas do Pará participaram (...) este ano, pela instituição do Enem, 120 mil, quase que dobramos o número de pessoas participantes. O que mostra que ele foi inclusivo, e a razão pra isso [é] porque pudemos fazer o exame em muitos mais municípios do estado.” Quanto aos aprovados, segundo dados da Assessoria de Comunicação da UFPA, mais de 95%, tanto pelo PS 2014 quanto pelo Sisu, são paraenses. Dos poucos aprovados de origem em outros estados, a maioria veio do Amapá, Maranhão e Tocantis. Sendo o curso de Medicina o que mais aprovou candidatos do tipo.
O reitor também lembra aos candidatos que não tiveram seus nomes anunciados no dia do listão de que anda não estão esgotadas suas possibilidades de virem a estudar na instituição. Ele confirma que haverá certamente outras chamadas, devido a casos de alunos que foram aprovados pelos dois processos, tanto pelo PS 2014 quanto pelo Sisu, mas que poderão ocupar apenas uma das vagas. Como foi o caso de Igor Cerejo, de 17 anos, aprovado no curso de Medicina da UFPA, que foi tanto o 1º lugar geral da universidade quanto o 1º lugar do Brasil todo no Sistema de Seleção Unificada.

Aos aprovados, pede-se que fiquem atentos. Eles ainda precisam assegurar suas vagas, apresentando os documentos requeridos pela universidade no dia de sua Habilitação. Esta começa já no dia 20 desse mês e cada curso possui dia, horário e local exato para que seja realizada. Os que não comparecerem ou não apresentarem os documentos necessários, perderão a vaga. O edital com todas essas informações já foi publicado no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac). A Habilitação dos aprovados pelo Sisu, seja qual for o curso, ocorre no dia 17 de janeiro. Aqueles que, como Igor, foram aprovados em ambos processos devem comparecer às duas Habilitações e depois, ao serem convocados, desistir de uma das vagas. Se você ainda não viu o resultado do PS 2014 da UFPA, ele está disponível aqui.

Na manhã do dia 17 de janeiro de 2014, inúmeros vestibulandos estiveram no campus de Belém da UFPA, ansiosos para serem os primeiros a por os olhos no listão do vestibular da instituição. E, é claro, nós, Os Apocalípticos, estivemos lá para registrar esses momentos de emoção.


Texto: Arthur Medeiros

Nenhum comentário :

Postar um comentário