quarta-feira, 5 de março de 2014

Belém recebe exposição de Portinari

O Museu Histórico do Estado do Pará recebe até o dia 09 de março a exposição "Potinari na coleção Castro Maya". São 59 obras, além de fotografias, livros e outros documentos. O acervo, que é uma pequena amostra do trabalho de Cândido Portinari, conta também a relação de amizade deste com o colecionador das obras. 

O colecionador - Castro Maya era empresário do ramo de tecidos e também era mecenas (pessoa que patrocina e investe em obras de arte como forma de obter reconhecimento e prestígio na sociedade). Ao encomendar várias obras de Portinari para sua coleção pessoal, se tornou amigo do pintor. 

Ouça a matéria abaixo e saiba mais sobre a história de Portinari, sua relação com Castro Maya e sobre a exposição que está em Belém.




Agora, veja algumas das obras que estão em exposição no Museu do Estado do Pará até o dia 09 de março.

Sapateiro de Brodósqui - 1941. A obra foi inspirada na cidade natal de Portinari e retrata o trabalho infantil no interior de São Paulo.
Dom Quixote de cócoras com ideias delirantes - 1956. Esta obra faz parte da série Dom Quixote. 

Série - A série Dom Quixote foi encomendada por Castro Maya para ilustrar uma edição especial do livro de Miguel de Cervantes e não chegou a ser publicada, mas os desenhos foram preservados. Devido a restrições médicas em relação ao uso de tinta óleo, Portinari fez todos os desenhos da série usando lápis de cor. Em 1962, a intoxicação pela alta concentração de metais presentes na tinta óleo causou a morte do pintor. A série Dom Quixote completa está na exposição "Portinari na coleção Castro Maya".

Para saber mais sobre a história e as obras de Cândido Portinari, leia este artigo  e acesse o site do Projeto PortinariPara saber mais sobre a exposição "Portinari na coleção Castro Maya", visite o Museu do Estado do Pará.

Nenhum comentário :

Postar um comentário