domingo, 28 de setembro de 2014

Projeto da UFPA promove debate entre candidatos ao Senado


No último sábado, a Universidade Federal do Pará recebeu um debate entre os candidatos ao cargo de senador do Pará. Com o tema O Senado e a Reforma Política, o debate foi um espaço para conhecer e comparar o perfil dos postulantes. Mediado pelo professor Francisco Freitas, da Faculdade de Direito da UFPA, o evento contou com a presença dos candidatos Duciomar Costa (PTB), Helenilson Pontes (PSD) e Pedrinho Maia (PSOL).

O evento foi a primeira atividade do Fórum Acadêmico Permanente, um projeto de extensão da UFPA que tem o objetivo de juntar a comunidade acadêmica e debater soluções para a sociedade paraense. “Acreditamos que, como no estado não há nenhum debate pro senado, nós precisávamos falar sobre isso. Mas um simples debate pareceria uma atividade comum que já fazem com candidatos a governador em outros meios. Então escolhemos o tema da reforma política, que acreditamos estar mais conectado com os universitários”, relata Rafael Gutierres, coordenador geral do Fórum Acadêmico Permanente e estudante de Direito da UFPA.

Rafael Gutierres e Jobson Marinho nos bastidores do debate
Balanço - De acordo com a organização do debate, todos os candidatos ao senado pelo Pará foram convidados e sete confirmaram presença. Apesar da ausência da maioria, o evento ainda foi produtivo. “O debate foi muito produtivo, porque a gente pôde trazer pra universidade pelo menos alguns candidatos que estavam interessados na reforma política e no contexto universitário. Os candidatos que não vieram não demonstraram, neste primeiro ponto, o compromisso com essas demandas. Claro que tem a questão da agenda, da campanha, do dia e de escolha, mas ter candidatos relevantes que escolheram estar aqui já é um sucesso pra gente”, avalia Rafael Gutierres.

O que faz um senador? – Os senadores fazem parte do Poder Legislativo, assim como os deputados. A ambos cabem funções como elaboração de leis e fiscalização dos atos do Executivo, mas senadores e deputados também devem cumprir atribuições específicas.

Uma das responsabilidades exclusivas do Senado é aprovar a indicação (feita pelo Poder Executivo) de nomes para ocupar cargos de alta confiança, como o de diretor do Banco Central e de diplomatas brasileiros que representaram o país no Exterior.

Cadeira no Congresso - O Poder Legislativo no Brasil é exercido pelo Congresso Nacional. Este é dividido em duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Cada uma das 27 unidades federativas (estados e Distrito Federal) elege 3 senadores com mandato de 8 anos. Este ano, a corrida eleitoral é por apenas uma das três cadeiras de cada UF. No Pará, 11 pessoas se candidataram a vaga no Senado. Cada candidato possui, obrigatoriamente, dois suplentes em sua chapa já no período de eleição.

Abaixo, veja os depoimentos que os três candidatos presentes no debate gravaram para Os Apocalípticos.








Texto de Jobson Marinho
Revisão, edição e foto de George Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário