segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Os Apocalípticos exibe programa feito por estudantes de comunicação da UFPA


Exibiremos, a partir desta semana, as matérias do programa Circuito, produto do Laboratório de Telejornalismo da Faculdade de Comunicação da UFPA, orientado pela professora Dra Célia Trindade Amorim. Trata-se de uma experimentação em jornalismo cultural que se lança ao mundo da convergência midiática. 

A proposta é direcionada para a TV, mas também pode participar do mundo da web. No formato para a televisão, o programa, que se apropria de uma linguagem jovem, rápida, objetiva, tem a duração de 30 minutos. Na web, o programa se estrutura por reportagens, permitindo ao internauta a liberdade de escolher a matéria que deseja assistir.

“Nosso objetivo era fazer matérias que explorassem a cultura dos bairros Cidade Velha e Campina. No resultado, queríamos que as seis matérias, juntas, formassem um mapa, mostrando o circuito cultural dos dois bairros”, relata o estudante Sérgio Ferreira Junior, aluno líder do projeto e revisor de Os Apocalípticos.

Produção audiovisual – O Laboratório de Telejornalismo é uma disciplina obrigatória para os estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal do Pará. Para executar os programas em vídeo, os alunos contam com aulas teóricas e práticas, com apoio operacional (técnicos e equipamentos de gravação) da Academia Amazônia, um projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (Facom/UFPA) e também com equipamentos dos próprios discentes.


No caso do Circuito, os estudantes produziram 50% das matérias de forma independente. “Os alunos contaram com o apoio da Academia Amazônia, mas também optaram por produções independentes. Durante o curso eles utilizaram máquinas fotográficas semi-profissionais, tablet, smartphones e etc. Aparelhos que se tornaram fundamentais para a produção e circulação de conteúdos. A ideia é estimular sempre a autonomia e a criatividade dos nossos alunos”, disse a professora Célia Trindade Amorim.


Exibição - As seis matérias que compõem o Circuito serão postadas em série no blog Os Apocalípticos, às segundas, quartas e sextas, começando depois de amanhã. Elas serão acompanhadas de fotos da produção do programa. A primeira matéria da série é sobre o circuito dos estudantes ribeirinhos que atravessam a Baía do Guajará e desembarcam diariamente nos portos da Cidade Velha para estudar e trabalhar em Belém. 


As outras reportagens abordam temas como o açaí, desde a sua chegada na feira do Ver o Peso até a comercialização e distribuição na cidade, a memória dos bairros e dos moradores da Cidade Velha e Campina, o contexto atual do Movimento Hippie na capital paraense e uma matéria sobre a primeira Igreja de Belém, a imponente Igreja da Sé, de onde sai o Círio de Nazaré.


Texto de Jobson Marinho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário