domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria, um Brasil todo de luto!


Um país diverso. Cada estado tem características, clima, fala; tudo muito próprio, quase sendo pequenos países dentro de um país maior. Não é a toa que o Brasil é quase um continente devido a sua extensão. Distâncias contadas em milhas e milhas. Uma diversidade!
Diverso em sua cultura. Tão diverso que às vezes se pergunta "qual é a capital que mais tem cara de Brasil?" Que faz acender uma disputa saudável, seja no futebol, na música, na dança, na culinária, etc., mas em uma coisa todo brasileiro se assemelha: na solidariedade.
Quem não se comoveu com a tragédia de Santa Maria, que fica lá no Rio Grande Sul? Lá na pontinha do país. Para nós, que somos paraenses, mais longe fica. No entanto, é uma distância totalmente espacial, totalmente física. Esquecem-se as peculiaridades e aí se parecem tão iguais. Uma só família, unidade, mesmo.
Vimos a solidariedade às famílias destes mais de 200 jovens que morreram nesta madrugada na Boate Kiss, onde ocorria uma festa. As redes sociais estavam cheias de apelos, fotos, links que redirecionavam a matérias ou a sites que disponibilizavam telefones úteis. Este foi o melhor canal para encurtar a distância.
Quem hoje não sentiu vontade de estar lá e derrubar aquelas portas e retirar um a um enquanto havia tempo? Quem não quis apagar o fogo que consumia a boate? Quem não quis ajudar, ao menos, na retirada dos corpos, na identificação deles? Quem não quis abraçar aqueles familiares e amigos? A vontade era de atender os celulares, um a um, e dizer: “Calma, vai ficar tudo bem”, mas será que realmente fica?
São tantas perguntas, e eu não tenho respostas para nenhuma delas. A única coisa que se pode fazer, agora, é rezar/orar/conversar cada um com Deus, Deuses ou com a entidade em que se acredita e se não se acredita em nenhuma delas, é se comover com as famílias e esperar. Esperar que o consolo e a paz atinjam o coração e as vidas de cada uma delas. Esperar que a ajuda seja o suficiente e que a assistência ampare cada um que está vivendo esse embate. Espera-se também que este lamentável caso sirva de alerta à sociedade, aos que promovem festas, aos que pensam em superlotar as casas noturnas e não se preocupam em equipá-las melhor, em sinalizar as saídas de emergências.
Desejamos mais saídas e menos entraves. O desta noite? A insegurança, possivelmente os seguranças que impediram a saída imediata, os banheiros que naquele momento eram tão parecidos com as saídas. Os das demais noites? As inseguranças nas casas noturnas, nas ruas, nos bancos, nas escolas, universidades, na sua casa e na minha. Segurança nunca é demais.
O Brasil é um país cheio de peculiaridades, mas em um caso como esse, esquecem-se os times, as predileções musicais, esquece-se tudo. A dor dos familiares dos mortos de Santa Maria é a mesma dor de um Brasil todo, que lamenta e se solidariza! Hoje há uma Santa Maria em cada realidade existencial.

Ajude!
Precisam de médicos, enfermeiros, psicólogos.
Ligue (55) 9155-2087.
Doação de sangue URGENTE.
Endereço: Av. Pres. Vargas, 2291 - Santa Maria - RS.
DOAÇÕES - Santa Maria precisa de água em garrafinhas, luvas descartáveis, álcool gel, papel higiênico.
Ligue (55) 9155-2087
Doação de sangue
Hemocentro de Porto Alegre, no RS. Av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon. Telefone: (51) 3336-6755
                                                                                                 
Texto: Emanuele Corrêa
Revisão: Laís Cardoso
Edição: Juliana Theodoro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário