quarta-feira, 17 de julho de 2013

Faculdade de Comunicação Social da UFPA paralisa por falta de estrutura



Os estudantes do curso de Comunicação Social, da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram paralisar as atividades curriculares das duas habilitações (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) por tempo indeterminado. A medida foi aprovada por meio de votação durante assembléia estudantil, realizada no último dia 16.
Os discentes denunciam que a Faculdade de Comunicação (FACOM) enfrenta problemas nos Laboratório de Telejornalismo e no módulo de TV do laboratório de Comunicação Institucional, disciplinas obrigatórias dos cursos. A falta de equipamentos, de auxiliares de gravação, de um carro de reportagem e a defasagem da ilha de edição estariam prejudicando a produção audiovisual, um aprendizado crucial para os alunos do curso.
Segundo a carta oficial escrita pelos dirigentes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACO), o curso está precarizado há anos, sustentado até hoje graças aos esforços dos próprios alunos. Esses problemas fizeram, inclusive, com que as professoras dos laboratórios decidissem, na última sexta-feira, 12 de julho, paralisar parcialmente as atividades.
“Percebemos que a deficiência na infraestrutura da FACOM é crônica e debilita as atividades pedagógicas de praticamente todas as disciplinas e turmas. Quem sente os efeitos desses problemas não somos somente nós, estudantes, mas todos aqueles que vivem e constroem a Comunicação nessa faculdade. É hora de estancar o sangramento” consta em um trecho da carta.
Alunos concentram-se em frente ao instituto
para sair em caminhada pela UFPA
Além das melhorias nos laboratórios, os alunos reivindicam outras questões como o esclarecimento sobre as razões dos projetos de extensão funcionarem, a contratação de corpo técnico, e o comprometimento com as questões da segurança, manutenção e com problemas relacionados à estrutura do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), onde o curso está lotado.

Neste trecho da Carta o CACO explica o motivo da paralisação, “Ela é uma opção ativa, um basta em retórica e, principalmente, em ação ao estado em que se encontra o curso e a Faculdade de Comunicação. Por entender que não adianta prosseguir sem qualidade e condições de os estudantes, como categoria, andarem em um caminho circular, que leva a mais um semestre de frustrações e lacunas na formação. É por saber que os trâmites burocráticos não são suficientes para atender nossas demandas a tempo e a contento que saudamos e nos reconhecemos na luta dos estudantes dos cursos de Cinema e Museologia e convidamos os alunos e professores da FACOM a colocarmos o foco nas seguintes reivindicações”.
Os alunos realizaram manifestações pelos corredores da FACOM e de toda a UFPA na manhã desta quarta-feira, 17, e devem seguir até que haja respostas as pautas apresentadas. Também estão sendo realizadas ações via internet e redes sociais como a hashtag #ParamosAfacom. 
E em uma reunião extraordinária do Conselho da Faculdade, que foi realizada também hoje, ás 14h30, aconteceu uma votação cujo resultado foi o apoio dos professores à greve dos estudantes. O corpo docente irá somar-se ao movimento por melhorias na faculdade. Nesta reunião, foi informado que o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, irá receber os estudantes, ás 10h, na reitoria. Por isso, os estudantes que estão à frente do movimento convocam todos os alunos de comunicação para participar desse ato, pois essa é uma oportunidade em que terão a atenção do reitor.

Os Apocalípticos

Nenhum comentário :

Postar um comentário