terça-feira, 3 de setembro de 2013

Onde foi parar o Parque dos Dinossauros?

Fonte: Reprodução/Ckwik
Jurassic Park 3D deveria ter estreado nos cinemas de Belém na última sexta-feira, 30, mas não estreou. Na verdade, o filme não foi transmitido em muitas cidades do país. Por quê?
E você sabia? Jurassic Park tinha sido relançado em 3D? Pois é, essa versão do filme estreou nos Estados Unidos no dia 5 de abril deste ano, arrecadando mais de 40 milhões de dólares. Assim, Jurassic Park se tornou o primeiro filme da Universal Pictures, e também de Steven Spielberg, a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão de arrecadação nos cinemas mundiais.
Esse relançamento é devido aos 20 anos do lançamento do primeiro filme da sequência. À época, em 1993, Jurassic Park foi aclamado como um marco na indústria de efeitos especiais e recebeu críticas altamente positivas, apesar de ressalvas à falta de desenvolvimento da história e personagens em oposição aos efeitos. Arrecadou mais de 900 milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme de maior sucesso lançado até então (sendo ultrapassado somente quatro anos depois por Titanic), e sendo atualmente a décima quinta maior bilheteria de todos os tempos. A adaptação venceu três Oscars, sendo eles de Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais.
Com tanto sucesso assim, por que aqui no Brasil o relançamento está sendo pouco difundido? Os Apocalípticos fizeram uma entrevista com Haroldo Rebelo Junior, da Geek Store Brasil, para saber a visão do mercado diante de tudo isso.
Haroldo nos contou que na Comic-Con deste ano o estande da Universal não chamava muito a atenção para o remake de Jurassic Park, mas se concentrava em filmes como Kick-Ass 2. Só por essa informação, já se pode perceber que o próprio estúdio não se preocupou em difundir tanto esse relançamento. Uma das razões que o empresário supôs para explicar essa “falta de atenção” foi que o filme, há 20 anos, inovou mais em termos de tecnologia que em roteiro. Hoje em dia, porém, essa tecnologia é considerada caseira, portanto, bem ultrapassada.
Assim, o que poderia atrair mesmo o público seria a nostalgia, um dos pontos mais reconhecidos na geração marcada por Jurassic Park. Essa geração de 25 a 35 anos é marcada, sob o ponto de vista mercadológico, pelo fanatismo e pelo saudosismo. As pessoas dessa idade geralmente consomem produtos que fizeram sucesso à sua época (como Cavaleiros do Zodíaco e Star Wars), diferentemente da geração da faixa etária dos 15 anos, que é caracterizada pelo modismo, que compra algo numa temporada e outra totalmente diferente na próxima.
Sabendo disso, como a Universal Pictures poderia ter emplacado o filme? Já que o roteiro não segura tanto e a tecnologia não é mais inovadora, o estúdio teria que apostar no relançamento e fazer uma grande campanha de divulgação, com lançamento de novos produtos de merchandising (já que apenas se revendeu os encontrados no parque temático do Jurassic Park em Orlando: camisas e bonés, por exemplo) e concentrando as atenções para o fator “saudade” mesmo.
Essa falta de interesse da Universal acabou impactando as redes de cinemas. Prova disso é o fato de que essa versão em 3D só foi ser lançada no mês de agosto no Brasil (4 meses depois dos EUA) e nem em todas as cidades estreou até agora, como em Belém. Dessa maneira, Haroldo acredita que o lucro do remake vai se concentrar nos lançamentos em blu-ray, que foca bastante na questão 3D.
Para que não aconteça a mesma situação, a Warner Bros. e a Legendary estão fazendo de tudo para que o novo filme de Godzila seja um sucesso. Tanto é que na Comic-Con, enquanto Jurassic Park estava apagado, houve uma grande produção chamada Godzila Encounter. A exposição interativa contava um pouco da história do personagem e inseria os visitantes no mundo desse novo Godzila, através de remontagens dos sets de filmes e um encontro com o próprio monstro.
Segundo Haroldo, o mercado tem previsão de ser bem aquecido com o filme, diferentemente de Jurassic Park, com a vinda de novos produtos de merchandising. Mas e por que, então, essa diferença entre os dois filmes? Se os dois tratam do imaginário de criaturas gigantes e fictícias em filmes que se destacaram pelos efeitos especiais, por que um deles parece se suceder melhor que o outro atualmente? Para o empresário, Godzila se acentua pelo fato de que é um clássico consagrado pelo tempo e está sempre se reinventando, enquanto que Jurassic Park continuou da mesma forma e não se manteve no mercado de produtos geek.
Mas nem tudo está perdido para a franquia do Parque dos Dinossauros: a Universal Pictures, depois de adiar a data, confirmou o lançamento de Jurassic Park 4 para 2015. Nenhum detalhe da história foi revelado ainda, mas, ao que tudo indica, o enredo deve retornar à ilha primordial, que aparece no segundo filme O Mundo Perdido, onde os visitantes vão encontrar uma nova espécie de dinossauro. Segundo informações do Jovem nerd, Steven Spielberg deve se envolver no projeto apenas como produtor. Com relação aos roteiristas, foi confirmado que Rick Jaffa e Amanda Silver, dupla de Planeta dos Macacos – A Origem, escreverão o filme. O longa será lançado em 3D.
Então, será que Jurassic Park 3D ainda estreará na capital do Pará? E Jurassic Park 4,será que vai emplacar? Enquanto essas perguntas não são respondidas, fique com o trailer do remake:


Saiba mais:

Fontes das informações: Comic Book, Box Office Miojo e Papel Pop.


Texto de Alice Martins Morais

3 comentários :

  1. Achei um pouco forte taxar a geração atual de modista. Pessoas "modistas" existem em qualquer geração, assim como o pessoal mais nostálgico. Acredito que a geração mais nova não tenha interesse no filme mais por outros argumentos citados no texto, como a tecnologia defasada e o roteiro fraco, mas, principalmente, porque o filme simplesmente não é da época deles. Da mesma forma que, daqui a 10 anos, essa geração mais nova vai sentir nostalgia com "Crepúsculos" da vida (sem julgamento de valor)e etc. Vale lembrar que o Jurassic Park era o filme da modinha na sua época também.

    Pedro Cruz.

    ResponderExcluir
  2. - Nem todos são "modistas", eu por exemplo, tenho 16 anos e não curto muito os filmes que a minha geração assiste, só alguns como Harry Potter, mas cresci assistindo Jurassic Park e adoro esse filme, não canso de assistir, queria muito poder rever em 3D, mas como você disse a maioria prefere os filmes atuais, que os efeitos especiais são consideravelmente melhores que Jurassic Park, mas nem por isso o filme tem que ser desmerecido, é um clássico e quem não assistiu deveria experimentar, ainda mais em 3D!!!

    ResponderExcluir
  3. Não tem coisa mais "modista" do que adolescentes que ADORAM falar coisas do tipo "ah, eu curto coisa do passado", "nasci na geração errada" , "blablabla", "antigamente era melhor" ... ahuahuauhauhuhauhauha

    Coisa chata isso hein! =)

    ResponderExcluir