domingo, 20 de outubro de 2013

Círio de todas as crenças

Foto: Divulgação/Círio de Nazaré
Com séculos de tradição, o Círio de Nazaré, comemorado em Belém do Pará no segundo domingo de outubro, já não é somente uma demonstração religiosa, mas cultural. Essa quebra das barreiras religiosas reflete-se também nos eventos que ocorrem paralelamente a essa grande festa, como o Círio Musical. Para você que não conhece, há 10 anos o evento reúne atrações católicas nacionais. Durante os 15 dias de shows abertos ao público na Praça Santuário, em meio a milhares de pessoas, uma miscigenação de idade, estilo e credo pode ser vista.
Sob o comando do Padre Jeferson, a organização do Círio Musical desse ano optou por reunir bandas que atraem grande público durante os shows. "Por ser 10 anos de evento, a gente quis toda noite trazer uma atração que pudesse lotar essa praça. Desde o dia 13 [de outubro], a mídia está divulgando um público com cerca de 15 mil pessoas e a gente fica muito feliz de perceber isso, porque quanto mais pessoas na praça, mais nós temos a oportunidade de evangelizar", afirma o Padre.
Até agora, quase 10 das 15 bandas previstas para se apresentarem já passaram pelo palco do CAN. Mas, sem dúvida, a Banda Rosa de Saron foi recorde de público, superando todas as expectativas da organização do evento. "Isso é por conta da abrangência que a banda tem. Ela não atinge só o público católico. Se olharmos, a gente vai ver tribos de jovens de todo o lugar. Por isso, até o fim do Círio Musical, serão eles a trazerem o maior público", avalia Padre Jeferson.
No dia da apresentação da banda, já às 6 horas da manhã, grupos começavam a se formar na praça para aguardar o show, que só começaria às 8 horas da noite."Estamos aqui desde as 6 horas. Primeiro, porque o show do Rosa [de Saron] lota. Segundo, porque a gente não ia conseguir ficar em casa. Eles interagem muito com a gente, então pra mim estar na frente é eles olharem e se comunicarem conosco. Valeu muito a pena esperar pelo show", relatou Afonso Júnior no final da apresentação da banda, que é conhecida pelo uso pesado da guitarra durante as músicas.
Ainda segundo o fã Afonso Júnior, é necessário que haja a compreensão e o respeito entre as religiões, principalmente porque as noites da Praça do Santuário vêm agregando pessoas de todas as crenças. "Acho que muitas das coisas que acontecem no mundo é referente à ignorância que alguns têm de não aceitarem as religiões de outras pessoas, sendo que a gente professa o mesmo Deus".
União
Integrantes da Igreja Assembléia de Deus
auxiliam romeiros no Círio/Foto: ORM
Foi para quebrar a imagem de rivalidade entre católicos e protestantes que, durante o Círio de Nazaré, no dia 13 de outubro, cerca de 300 integrantes do grupo "Blindados no Senhor", da Igreja Assembleia de Deus, distribuíram mais de 5 mil copos de água mineral para os romeiros. Além disso, dentro da Igreja, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, o grupo serviu ainda um café da manhã com direito a bolo, sanduíches, pães e sucos.


Texto: Fábia Sepêda
Revisão: Arthur Medeiros
Edição: Juliana Theodoro

Nenhum comentário :

Postar um comentário