quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vida de Bolsista na Universidade Federal do Pará

Imagem da internet
A Universidade Federal do Pará (UFPA) possui mais de 2.700 bolsistas que desenvolvem atividades em administração, pesquisas e extensão. Em 2012, foram fornecidas aos estudantes 814 bolsas pela Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e 673 bolsas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), além de mais de mil bolsas do Programa de Iniciação Científica pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução (PROPESP).

Um grande número desses bolsistas reclama dos atrasos no recebimento das bolsas - há situações em que o pagamento atrasa em mais de uma semana. O estudante do curso de Matemática da UFPA e bolsista PROAD Francisco Demarinn conta que aguardou a bolsa por cerca de dez dias e teve problemas na hora de pagar as contas. “Os transtornos são muitos, porque as nossas contas e dívidas caem no dia certo, por exemplo, eu tenho a conta do inglês que cai no dia cinco. Então fica complicado, meu inglês atrasou bastante e outras contas minhas que correram juros em cima”, relatou o estudante.

Procuramos a Pró-Reitoria de Administração da UFPA, mas o órgão não se manifestou sobre os atrasos. Em uma enquete com dez bolsistas PROAD, presencialmente e por formulário online, seis deles informaram que os atrasos no pagamento são constantes e que a PROAD não dá explicações claras sobre a demora no recebimento.

Outro caso é do estudante do curso de Economia da UFPA e bolsista PIBIC Diogo Santana que foi bolsista PROEX e conta que já ficou mais de um mês sem receber o pagamento. “Quando eu era bolsista Proex, quando eu iniciei como bolsista, eu tive muitas dificuldades em relação ao valor recebido, porque esses valores atrasavam. Chegando até que no mês, por exemplo, de fevereiro eu cheguei a não receber por este mês, acabando por receber no mês seguinte”, afirmou.

A Proex confirma que recebe muitas reclamações de atraso no pagamento das bolsas. De acordo com órgão, nos últimos dois meses, houve problema no repasse de recursos do Departamento Financeiro da UFPA, que não teria recebido a verba do Ministério da Educação (MEC) a tempo.

Porém, segundo a Diretora de Programas e Projetos da PROEX, Silvana Nascimento, os casos mais comuns de atraso ocorrem por causa do fornecimento de dados bancários incorretos por parte dos bolsistas. “Na maior parte das vezes os nossos atrasos aqui se dão por que a folha volta, tem aluno que tenta dar uma de esperto e acaba trazendo a conta de outra pessoa pensando que a gente não vai detectar. Quando você vai fazer o cadastro do bolsista com o CPF e joga aquela conta lá, ela acusa e o sistema bloqueia. Ele não aceita o cadastro”, explica a diretora.

Silvana Nascimento explica também que, quando ocorre o erro, uma nova folha de pagamento precisa ser feita e o bolsista excluído deve ser informado. Tudo isso gera o atraso no depósito, além dos atrasos, muitos bolsistas não têm informações claras sobre o dia exato do recebimento.

Segundo informações levantadas pela reportagem, o prazo máximo do depósito é até o dia dez de cada mês, e isso vale para PROAD, PROEX e PROPESP. Mesmo assim, nós pudemos observar que os bolsistas recebem, na maioria dos casos, depois desse dia.

Texto de Sérgio Ferreira e Tarcízio Macêdo
Edição de Jualiana Theodoro

Nenhum comentário :

Postar um comentário