quinta-feira, 1 de maio de 2014

Festival "Música das Américas"

Misturada à suntuosidade e elegância do Theatro da Paz, a segunda edição do “Música das Américas”, realizada em Belém, deixa a cidade com um ar clássico e prazerosamente nostálgico. Correspondente à primeira fase do XXVII Festival Internacional de Música do Pará, o evento é voltado para a apresentação de bandas sinfônicas e tradicionais e teve abertura no último domingo, 27 de abril, com a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, anfitriã do festival.
Foto: Felipe Matheus/Os Apocalípticos

Os Apocalípticos esteve acompanhando o evento e aconselham aos que respiram música e apreciam boas sinfonias, a desfrutar do festival, que segue até o dia 4 deste mês. Com um repertório internacional, nacional e regional, as apresentações estão sendo realizadas no palco do Theatro da Paz, mas também, há apresentações diárias no CENTUR, a partir das 17h. 

Quem já passou pelo palco do teatro foi a renomada Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), que abriu o concerto com a apresentação da obra “Amazônia”, composta por José Blesa Lui e regida pelo maestro Dario Sotelo. A banda foi bastante aplaudida, encantando, como sempre, o público que aguardava, ansiosamente, a sua vinda a Belém.
Mas não pense que só haverá bandas de fora do estado. A Banda Sinfônica Maestro Vale, de Vigia de Nazaré (PA), é uma das atrações mais esperadas do festival. A apresentação será hoje, 01, às 20h30, no Centro de Convenções Ismael Nery (CENTUR). Com a regência do maestro José Vale, a banda foi fundada em 2008, a partir de uma escolhinha de música voltada ao ensino da flauta doce, e que funcionava na própria residência do maestro. Atualmente, a escola conta com cerca de 250 alunos, dedicados às aulas de iniciação musical e prática em instrumentos de sopro e de percussão.
A Banda Rodrigues dos Santos também é uma das atrações desta quinta-feira. Regida pelo maestro Marcio Rodrigues Cardoso, a banda é de São Caetano de Odivelas, no interior do estado, e se apresentará às 17h, no CENTUR. As obras “Gonzaga em Tom Maior” e “Copacabana” farão parte do concerto, mostrando a “regionalidade” do país.
Para o pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG), o festival tem recebido professores e compositores de vários países do mundo que defendem a ideia da formação das bandas em um importante núcleo de interação social e de educação musical. “São elas [as bandas] que acabam realizando a iniciação musical e em instrumentos de uma grande parte dos músicos de hoje”, ressalta o pianista.
Muito aguardada pelo público, a Banda Sinfônica do Estado do Pará fará sua apresentação na sexta-feira, 02, e tocará em sua sessão musical a obra “Duas Canções da Floresta do Amazonas – ‘Canção do Amor’ e ‘Melodia Sentimental’”, do maestro carioca Heitor Villa-Lobos, regida pelo maestro Marcelo Jardim. A banda também fará o encerramento do festival, no domingo, 4, no Espaço Cultural São José Liberto.
Lembrando que os concertos serão no Theatro da Paz e no CENTUR, com entrada franca e retirada de ingressos nos dias dos concertos a partir de 9 horas da manhã.
 Para mais informações sobre a programação do festival acesse o link.

Texto de Hojo Rodrigues
Revisão e Edição de Ségio Ferreira

Nenhum comentário :

Postar um comentário