quarta-feira, 16 de julho de 2014

Roteiro de férias em Belém

A Praça Batista Campos é uma das principais opções de passeio das férias em Belém
Foto de Fábia Sepêda/Os Apocalípticos
No mês de julho, em Belém, os finais de semana ficam mais calmos devido às férias escolares que levam muitas famílias aos municípios do interior do Estado e também para fora dele. Mas também há quem prefira continuar na capital, além dos turistas que vêm conhecer melhor a Cidade das Mangueiras. Para quem quer aproveitar o que Belém tem de melhor, nós, Os Apocalípticos, preparamos algumas dicas de lugares muito especiais por aqui.

O rico patrimônio, os principais cartões postais e as belezas históricas dessa importante cidade da Amazônia somam uma verdadeira oportunidade de tornar uma simples caminhada em uma viagem para além do tempo.

Um rápido passeio pelas ruas do bairro da Cidade Velha é capaz de retratar a história e a geografia da cidade durante o período da borracha, principalmente no apogeu da Belle Époque, momento em que Belém vivenciou a aura de luxo e glamour. A capital paraense, na época, era considerada uma das cidades brasileiras de maior desenvolvimento e umas das mais prósperas do mundo. A capital dispunha de tecnologias que outras cidades do sul e sudeste do Brasil ainda não conheciam.

O Cinema Olympia, que hoje é considerado o cinema mais antigo do Brasil em funcionamento, era um dos mais luxuosos e modernos daquele tempo. A cidade também desfrutava – e ainda desfruta – do famoso Teatro da Paz, inspirado no Teatro Scala, de Milão, assim como outros pontos turísticos como o Palácio Antônio Lemos, a Praça Batista Campos, etc.

Essas construções realizadas durante o período colonial hoje abrigam museus, restaurantes, praças, prédios e igrejas que, além de oferecer uma gama de pontos turísticos à cidade, promovem passeios agradáveis que apresentam diversas oportunidades de se conhecer a realidade histórica da Amazônia.

Em um único dia é possível realizar um prazeroso passeio pela história de Belém, por exemplo. A nossa dica é um dos roteiros mais conhecidos e realizados por alguns projetos existentes na capital: uma caminhada que se inicia pelo cinema Olympia, seguindo para a praça das sereias, prédio do IEP, Avenida Nazaré, Palacete Bolonha, Praça da República e seus monumentos, Teatro da Paz, bar do Parque, Corredor das Mangueiras, gastronomia, rua santo Antonio e o Paris N’America.  Após isto, basta seguir as ruas Leão XIII e Gaspar Viana para chegar à praça dos estivadores e terminar a sua “viagem pela história da Belle Époque”.

Recomenda-se usar tênis, boné e roupas leves, além de estar sempre munido do protetor solar e do bom e velho guarda-chuva, afinal, estamos falando de Belém do Pará, onde verão e inverno andam juntos.

Por aqui também existem projetos que realizam esse tipo de caminhada em grupo, para quem não curte andar sozinho ou tem medo da violência. Um exemplo é o projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) “Roteiros Geo-Turísticos”, que organiza passeios a pé pela Cidade Velha e, consequentemente, pela história de Belém . 

Se você ficou interessado no projeto, clique aqui para obter mais informações e embarcar nessa caminhada histórica. 

Aguarde outras dicas de Os Apocalípticos para suas férias em Belém.

Texto de Beatriz Santos
Revisão de Erica Marques
Edição de Emanuele Corrêa

Nenhum comentário :

Postar um comentário