sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um mergulho no universo da leitura

                       Foto: Laís Cardoso

O Centro de Convenções da Amazônia, desde o último 21 até o dia 30 de setembro, ficará de portas abertas recebendo as mais de 400 mil pessoas que devem visitar a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, organizada pela Secretaria de Cultura do Pará. Nesta edição, com o tema “Minha Pátria é a Língua Portuguesa”, Portugal é o país homenageado. E para celebrar o centenário do Maestro santareno Wilson Fonseca, o mesmo foi escolhido para ser o patrono do evento.
Além da exposição de 90 mil títulos distribuídos entre os 223 estandes, a Feira do Livro também conta com diversas personalidades literárias, oficinas, bate-papo com escritores paraenses e nacionais, palestras gratuitas e apresentações de grandes artistas.
De acordo com Ana Catarina Brito, diretora da SECULT, a Feira é um evento para todas as idades: “A programação da Feira do Livro se direciona a todo aquele que já aprendeu a ler. E da feita que você aprende a ler, você lê até o final dos seus dias, então é um espaço para crianças, jovens, adultos e idosos”.
Segundo o advogado João Palácios, de 28 anos, o evento é muito mais que uma simples exposição de livros: “Acredito que o principal objetivo seja incentivar o hábito da leitura na população. Além disso, a Feira traz também a oportunidade da gente tomar conhecimento de algumas editoras que a gente não tem acesso frequentemente”. 

Literatura Regional
         Como em edições anteriores, a Feira tem o estande dos escritores paraenses, que divulga o trabalho literário desenvolvido aqui no estado. Juraci Siqueira, professor e escritor, comentou a importância do espaço na Feira do Livro para os escritores da região: “Um local onde tem sempre um fluxo intenso de pessoas é uma vitrine que a gente precisa e isso é muito bom”. No entanto, ao ser questionado se o espaço tem sido suficiente, ele dispara uma crítica: “Não é o que se deseja, pois como a feira é muito grande, acaba se dissolvendo. Pan-Amazônica, na realidade, fica restrita ao nome, pois tem pouca Amazônia aqui”. 

Espaço do Vestibulando
Outro atrativo são os estandes que comercializam os livros de leitura obrigatória das principais universidades públicas do estado. Caminhando entre esses livros, encontramos o vestibulando Deyvid Fernandes, de 18 anos. Para ele, a Feira teve importância fundamental na preparação para a grande prova: “Ajudou bastante porque eu encontrei todos os livros que eu procurava num único lugar. E para quem não tem recursos financeiros, por exemplo, é uma boa, pois os livros são bem mais baratos em comparação aos vendidos por aí.” 

Corre que está acabando
Domingo é o último dia e você não pode deixar de aproveitar a programação da feira. O HANGAR – Centro de Convenções da Amazônia – está de portas abertas de 10h às 22h. Então, o que está esperando? Ande logo! Feche essa janela, desligue o PC, solte o mouse e corra para a Feira Pan-Amazônica do Livro, corra para o universo da leitura. 

Nota: A parte audiovisual da reportagem não pode ser postada por problemas técnicos ocorridos durante o processo de edição. Porém, em breve estará disponível em nossa fan page.

Nenhum comentário :

Postar um comentário