sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Enem: O primeiro passo para a Universidade

                                     Ilustração: Leonidas Dias e Newton Corrêa

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, milhares de pessoas se preparam para a maratona de 180 questões mais redação, dividida em dois dias de prova. A maioria das universidades públicas adota o exame como critério de seleção, com ou sem a utilização do Sistema de Seleção Unificada (SISU); em substituição de alguma etapa do vestibular ou completando a nota final do processo seletivo para o ingresso ao ensino superior. Mas por que devemos entrar na faculdade? O que significa isso para a sociedade como um todo e para determinados grupos? E para você, o que significa?
Segundo o dicionário a palavra faculdade tem os seguintes significados: 1. Poder de fazer; capacidade. 2. Aptidão inata; dom, talento. 3. Direito, privilégio. 4. Qualidade, virtude. 5. Escola de ensino superior (em geral, parte de uma universidade). E aí, imaginou que seriam tantos assim? Tal como são variados os significados, muitos podem ser os motivos pelos quais você resolveu conquistar o seu diploma. Ao terminar o ensino médio é natural pensar no tão temido e disputado vestibular, ou não. Nossos pais nos deram o melhor de si para que tivéssemos um futuro brilhante, e, digamos que a faculdade, para eles, signifique muito mais que isso, ela representa o dever cumprido.
Ser universitário seria somente o caminho para uma profissão ou significa status e respeito? Há quem deseje a aprovação por isso, pela glória de passar no vestibular e poder ouvir todos dizendo: “meus parabéns!” Para mostrar aos que não acreditam na sua capacidade ou para ver seus pais cheios de orgulho do mais novo universitário da família. Há também quem sonhe com as baladas universitárias, com as viagens de intercâmbio e a “liberdade merecida”, ou só ache que se formar faz parte da vida. Alguns buscam o renome de uma universidade federal por pura pressão dos pais, para realizar o sonho deles em vez dos seus – como aqueles que querem ser músicos e são obrigados a usar um jaleco. É claro que a maioria sonha em cursar uma faculdade para se tornar um profissional e fazer aquilo que ama com capacidade. E a universidade é o primeiro passo.
O motivo não importa, a educação deve fazer parte da vida das pessoas e é um direito de todos. O ingresso à universidade será sempre o caminho correto, é a partir dela que determinamos o nosso futuro profissional, o futuro dos nossos filhos e o futuro do nosso país. Entre e faça a diferença, à sua maneira. Mas não se preocupe, por lá costumamos perceber que muitos são os caminhos, mas somente um destino: a formatura. Não só de profissionais, mas principalmente de cidadãos.

Boa Prova!
Texto de Beatriz Santos

P.S: Para vocês que pretendem fazer Jornalismo ou Publicidade e Propaganda na UFPA, entrem em contato com a gente por Facebook, Twitter, e-mail, sinal de fumaça... Queremos conhecer logo as suas carinhas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário