quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Universo dos Memes


                                                                                      Ilustração de Newton Corrêa
Se você imaginou aqueles desenhos toscos e engraçados que rolam em forma de tiras pela internet, de certa forma, está certo. Mas, o significado de meme, na internet, vai além disto. Confira:

O que são memes?
Quem frequenta a internet com certeza já viu, além das rage faces (esses desenhos toscos que eu falei no começo), frases, vídeos, figuras, personagens e outras coisas que se repetem a todo instante. Isso são os memes. Eles podem ter várias formas, pois são conceitos que se espalham muito rápido. E, por serem conceitos, qualquer um pode aplicá-los nas situações que bem entender.
Além da repetição, outra característica do meme é a liberdade que os internautas têm para recriá-los. Logo que algo faz sucesso na internet, surgem paródias, imitações e outras diversas aplicações. Se os internautas não puderem dar pitaco e não houver livre releitura de um conceito famoso na internet, ele pode ser um viral, mas não um meme.
Os memes também são efêmeros, depois de algum tempo eles caem em desuso e novos memes vão surgindo na velocidade da web.

Como surgem os memes?
Não existem fórmulas para criar um meme. Ninguém sabe ao certo de onde eles vão surgir. Porém, existem lugares de onde os memes surgem com mais frequência:
• 4chan: O maior fórum de compartilhamento de imagens, segundo o site youPIX. Você não precisa se identificar para compartilhar imagens. O site não tem um design tão bom e chega a ser confuso, mas foi nesse ambiente que surgiram as rage faces, por exemplo;
• TV: Pelo menos no Brasil, há memes que vêm de frases isoladas ou bordões de personalidades da TV. O meme da apresentadora do Jornal Hoje Sandra Annenberg “Que deselegante!” e a frase “É uma cilada, Bino!” do personagem Pedro (Antônio Fagundes) na série Carga Pesada, são exemplos de memes oriundos da televisão;
• Youtube: Alguns memes vêm de vídeos postados no Youtube. Um exemplo emblemático de 2012 é o "Para Nossa Alegria", que bombou primeiro por lá e pouco depois foi repercutido e reinventado pelos internautas, sobretudo nas mídias sociais;
• Mídias Sociais: Não apenas repercutem os memes, mas também criam, às vezes. É o caso do “Fica, vai ter bolo!”, oriundo de uma comunidade no falecido Orkut. Sdds Orkut.
        
            Memes e comércio
           Com todo o sucesso dos memes, logo surgem meios de ganhar dinheiro com eles. Nos Estados Unidos, por exemplo, já surgiu uma nova profissão: Gerenciador de Memes. É o caso do empresário Ben Lashes, responsável por prestar consultoria e garantir os direitos autorais aos criadores de memes como o Nyan Cat.
         Além disso, empresas já estão investindo na popularidade dos memes. Um exemplo é a Vinícola Aurora, que criou o site Meme Maker para promover a bebida Keep Cooler. O site permite que os usuários criem tirinhas dos memes, e quem curte a fan page da bebida no facebook tem acesso a memes exclusivos para usar nas tirinhas. Isto sem falar nos inúmeros sites e blogs que se sustentam com conteúdos inspirados em memes e nas marcas de roupas que produzem peças estampadas com memes.

Memes no Pará
           A influência dos memes não tem fronteiras, e hoje já temos memes nascidos na terrinha também. Quem não se lembra do boneco que a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) colocou para ajudar na sinalização das obras do BRT? O Boneco da CTBel era a cara do Barack Obama e isso caiu nos perfis em mídias sociais dos paraenses e até em jornais de grande repercussão, como a Folha de S. Paulo e o SBT Brasil .

Faça seu meme
Você também pode contribuir produzindo suas tirinhas dos memes na internet. Eis aqui alguns sites para você recriar os memes como quiser, e de graça:
• Cheezburguer: http://builder.cheezburger.com/builder/rage/#
• Meme Generator: http://memegenerator.net/
• Meme Maker: www.mememaker.com.br
• Zipmeme: http://zipmeme.com/generator/

No Zipmeme e no Meme Generator, você pode criar a imagem a partir de um arquivo salvo no seu computador.

Desvende os memes
Alguns sites foram criados a fim de explicar a origem de cada meme, visto que estes já são parte da cultura do internauta em todo o mundo. Um site de grande relevância quando o assunto é meme é o Know Your Meme, em inglês. Mas para você que não é rhycco e phyno e não fala inglês, o youPIX criou a Memepedia, que documenta os memes aqui no Brasil.

Texto de Jobson Murilo

2 comentários :

  1. Muito bom! Bem escrito, me informou sobre detalhes que eu desconhecia. Parabéns!

    ResponderExcluir