sexta-feira, 6 de junho de 2014

Audição, o primeiro contato com a leitura

Foto: Tarcízio Macêdo/Os Apocalípticos
O primeiro contato de uma criança com a leitura é por meio da audição. Contar uma história é apresentar o caminho da aprendizagem para um futuro bom leitor. Mas a literatura infantil tem uma importância que vai além do simples prazer de ouvir histórias. Ela inicia as crianças no mundo complexo da decodificação de linguagens, de ideias, valores e sentimentos com os quais terão que lidar ao longo de seu crescimento. 

Essa prática tão antiga de contar histórias vem ganhando novos formatos com o passar dos séculos. Um conto pode ganhar versão no cinema, no teatro e nos desenhos animados, por exemplo. Os contos de fadas representam um infinito de descobertas e o início da compreensão de mundo que se dá com o fluir da imaginação. Hoje as histórias podem ser contadas por mais de uma voz, onde os detalhes ganham efeitos especiais e muita cor, como nos teatros e nos musicais. 

E foi inspirado nesse universo dos contos que o músico Tim Rescala e o ator José Mauro Brant criaram o musical Era Uma Vez… Grimm, que integra a programação da XVIII Feira Pan Amazônica do Livro. O espetáculo está sendo apresentado gratuitamente em duas versões: para o público adulto e para o público infanto-juvenil. Os shows começaram no dia 5 e seguem até 7 de junho, às 11h, às 16h e às 20h. 

Como em um livro interativo, bonecos, projeções, jogos de sombras e maquetes compõem o cenário mágico do musical, onde cinco músicos da Orquestra Sinfônica de Belém e o elenco do musical, formado por Chiara Santoro, Danilo Timm, Helga Nemeczyk e José Mauro Brant, cantam e interpretam os contos Cinderela, O Junípero e Chapeuzinho Vermelho.  

O musical é um convite para quem quer reunir, em um só lugar, família, música e literatura. A criança que ouve, lê e interpreta, aumenta o repertório cultural e sabe argumentar em diferentes situações do cotidiano. Toda maneira de inserir a leitura de forma prazerosa na vida de alguém é de extrema importância, além de contribuir para o desenvolvimento individual e na experimentação da cidadania. 

Serviço - Musical Era uma vez... Grimm
Direção: José Mauro Brant e Sueli Guerra. 
Data: 07/06/2014.
Hora: 11h, versão infanto-juvenil; 16h, versão adulta. 
Local: Hangar - Centro de Convenções da Amazônia.
Apresentações gratuitas. 


Texto de Beatriz Santos
Revisão de Sérgio Ferreira
Edição de George Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário