terça-feira, 10 de junho de 2014

Parceiro do poeta Antônio Cícero é um talento paraense

Foto de Arthur Medeiros / Os Apocalípticos
Na última quarta-feira, 4 de junho, durante a programação da Feira Pan Amazônica do Livro, o convidado para o encontro literário foi o filósofo e poeta Antônio Cícero, para promover o lançamento e divulgação do seu novo livro, ”Encontros”, organizado pelo cantor Arthur Nogueira.  Letrista, poeta, filósofo e ensaísta, Antônio Cícero é uma das mentes por trás de composições como “À Francesa” e o “Último romântico", conhecida na voz de Lulu Santos.  Mas hoje, Os Apocalípticos querem te mostrar alguém que talvez tenha passado despercebido enquanto você lia esse parágrafo: Arthur Nogueira.

Arthur Nogueira é cantor, compositor e paraense de Belém. Aos 26 anos, já fez parcerias musicais com Ava Rocha, Letícia Novaes, Dand M, Omar Salomão e claro, Antônio Cícero, uma das suas maiores referências.  O novo livro de Cícero, “Encontros”, foi organizado por Arthur e reúne entrevistas do poeta desde os anos 80 até 2013. “Esse livro tem um papel para quem não conhece tanto a obra do Cícero, acho que é uma boa introdução, porque são entrevistas bem esclarecedoras sobre vários assuntos” diz Arthur Nogueira.

A parceria entre o cantor paraense e poeta carioca começou ainda quando Arthur tinha 15 anos e foi a um encontro de filosofia para conhecer o ídolo: “Eu não tinha entendido nada daquele encontro, e o Cícero achou engraçado isso e viu meu interesse em querer aprender”, conta Arthur. Os dois trocaram e-mails e logo depois Arthur começou a querer fazer música. Como ainda não compunha, musicou um poema de Antônio Cícero.

Com três discos lançados (Mundano, Mundano+ e Entremargens), Arthur começou a gravar o quarto álbum ontem, dia 9, em São Paulo, onde mora atualmente. O novo CD deve ser lançado até o final de ano e vai contar com participações de músicos paraenses: “Esse disco vai misturar duas coisas, o Marcelo [Segreto] e a banda paraense Strobbo a partir de minhas canções. Tem parcerias com o Cícero e com poetas como o Omar Salomão e Dand M, que também é paraense. A ideia é de fazer uma coisa bem intensa, de começar a gravar e lançar logo, o quanto antes”, comenta.

Por ser paraense, Arthur Nogueira diz que ver seu trabalho alcançando o maior número de pessoas aqui traz uma realização diferente, “uma realização mais quente”, mas que ainda é difícil tocar em Belém: “A gente faz show em todos os lugares, eu vou agora pro Festival de Inverno de Itabira, no interior de Minas Gerais, fazer o meu show, e aqui ainda não pude mostrar o meu show. É muito triste, porém eu não perco as esperanças, inclusive, eu digo em uma música do disco novo que o alento de partir é poder voltar, então eu espero sempre poder voltar e eu espero que me chamem”.


Enquanto nós, de Belém, ainda não podemos curtir ao vivo o talento do Arthur Nogueira, dá uma passada no Canal do Youtube do Arthur e conhece mais a música do paraense. 

Texto de Juliana Theodoro
Revisão de Sérgio Ferreira
Edição de George Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário