quinta-feira, 26 de julho de 2012

Ser herói está no sangue

Doar sangue é salvar vidas.
     Julho é o mês oficial das férias. Devido ao grande fluxo de veranistas que deixam a capital paraense em direção a outras regiões, o número de doadores de sangue diminui consideravelmente. Para evitar que os estoques fiquem em baixa durante o veraneio, a Fundação HEMOPA (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará) promove, desde o dia primeiro deste mês, a campanha “Neste verão dê um banho de cidadania. Doe sangue”.

     Do início de julho até agora, a média é de 219 adesões diárias à mobilização. Apesar dos esforços de instituições públicas e privadas, a campanha continua sem atingir a meta de 250 coletas por dia, no entanto, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 23% no comparecimento de doadores.

Lilian Bouth, assistente Social, esclarecendo sobre o trabalho desenvolvido pelo HEMOPA.
     De acordo com Lilian Bouth, assistente social da fundação HEMOPA, a doação de sangue é de extrema importância e depende exclusivamente da consciência social de cada um. “O sangue é um medicamento que não pode ser adquirido em farmácia, então a única forma do paciente conseguir esse remédio tão precioso é através da doação, através do ato de solidariedade das pessoas.”

     Leonidas Dias, estudante universitário e doador frequente, diz que a ação de doar sangue gera muitos benefícios. “Mesmo não sabendo pra onde esse sangue vai ser encaminhado, eu sei que vai ser muito útil e vai fazer diferença. É uma ação que gera benefícios para mim, pro paciente e pra família desse paciente que vai receber a minha doação.”

     Já Suellen Ferreira, que necessita de sangue para uma cirurgia de retirada de cisto no ovário, acredita que o ato de doar sangue é um ato de salvar vidas. “Doar sangue representa salvar uma vida. Quando eu estiver passando pela cirurgia, eu posso precisar de sangue e esse sangue poderá me dar uma segunda chance, uma nova oportunidade de viver.”

Ao invés de pedir presentes, ele presenteia.
Exemplo a ser seguido – No dia em que completou 18 anos, o estudante universitário Sérgio Ferreira decidiu dar um show de solidariedade e fez sua primeira doação de sangue. “Acredito que eu esteja cumprindo meu papel de cidadão. A partir dessa data em que eu já posso fazer, eu fui e fiz."

Serviço – Se você também quiser ser um herói da vida, corre lá no HEMOPA.
Quem pode doar? Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum.
Onde é? Travessa Padre Eutíquio, 2109.
Funcionamento? De segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h.
Maiores informações? 08002808118.

Equipe
 Texto: George Luiz.
Fotografia: Jobson Murilo.
Revisão: Erica Marques.
Edição: Emanuele Corrêa.

13 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto!!! Parabéns George!!! Isso sim é matéria séria com uma linguagem bem descontraída, breve e clara. Enquanto muitos cidadãos estão curtindo as férias os "apokas" estão transformando em notícias assuntos voltados para o bem estar da sociedade. É isso aí! Parabéns à equipe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, querido! Apesar de eu só ter feito o que é preciso fazer, agradeço. Quanto a ação apocalíptica, é um exemplo a ser seguido. Abraços.

      Excluir
  3. Mais uma otima matéria, de facil compreensão e bem direta. Parabéns equipe !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo é esse: informar de maneira clara, com uma linguagem acessível e direta. Se assim está sendo, estamos cumprindo nossa missão. No mais, obrigado por ser nossa leitora e pelo comentário. Abraços.

      Excluir
  4. Linda matéria, Gê!
    Adorei as infos!
    E um beijo nos lindos q doaram, a equipe apocalíptica tá de parabéns, um exemplo!

    ResponderExcluir
  5. Geo e equipe,
    a matéria ficou boa. Gostei pela leveza do texto, por ser de fácil compreensão e pela visível intensão do texto, que foi convidar o cidadão por meio de uma metáfora que é "Salvar vidas = Doação", além de estar bem adequado a linguagem para o qual é destinado (blog).
    Tenta só evitar a entrevista de colegas da equipe, pra não parecer que foi "fácil" pro repórter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joice, meu amor, um elogio teu não é nada mais nem nada menos que um prêmio. Quanto a entrevistar integrantes de nossa equipe, tentarei evitar. Muito obrigado! ;)

      Excluir
  6. Disseminar reportagens como esta, e da forma como foi escrita,é o que precisa para um melhor entendimento da sociedade no que tange a doação de sangue,pois ainda há uma lacuna quanto a isto, a maioria ainda não está ciente do papel do Hemopa e de sua importância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleiton!
      Muito obrigado pelo comentário. Não deixe de contribuir com sua opinião e continue acompanhando o nosso trabalho. :)

      Excluir