sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Manhã atípica em Belém

                                     Foto: Laís Cardoso
Estudantes em mobilização na Avenida Marechal Hermes
      Na manhã desta quinta-feira, 9, estudantes de escolas estaduais e universitários concentraram-se na escadinha da Estação das Docas para o protesto contra o aumento da tarifa de ônibus em Belém.
      A mobilização começou por volta de 9h30 e partiu em direção ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém. Havia cerca de 400 manifestantes. Estudantes pintaram os rostos, levantaram faixas e bandeiras de seus coletivos e gritavam palavras de ordem como:
     “Sou, sou estudante eu sou!” “Vem! Vem! Vem pra luta, vem contra o aumento!”.
     E de maneira simbólica, pararam o trânsito por alguns minutos a fim de serem ouvidos pelas pessoas que passavam pelo local, motoristas de ônibus, imprensa e pelo prefeito Duciomar Costa, que se encontrava há poucos metros, no Palácio.
     E foi na frente deste ambiente democrático - a Prefeitura, sede dos representantes do povo - que  registramos cenas de tensão. Os estudantes decidiram liberar a Avenida 16 de Novembro e deixar o trânsito fluir, em contrapartida, saíram em disparada para a Prefeitura. Foi nesse momento que os policiais, escondidos atrás de escudos, atacaram os estudantes, lançando bombas de efeito moral, spray de pimenta e disparando balas de borracha.
    Um protesto que até então tinha cunho social, transformou-se num campo de batalha. Os estudantes reagiram atirando pedras contra a polícia. Um cenário que lembrava a época da ditadura:  alunos com pedras nas mãos e os policiais munidos de balas. No início do ano, ação similar foi praticada por policiais do Espírito Santo e Piauí contra estudantes que também protestavam contra o aumento da passagem de ônibus.
     E os representantes do povo, onde estariam? Seria o prefeito? Suponhamos que sim, mas ele estava em seus aposentos, em seu Palácio real.
    Confira o aumento da passagem, que não atingiu só os coletivos de Belém e que motivou o protesto:
                                                                                                                       Portal ORM

   A Comandante Geral da Guarda Municipal e diretora-superintendente da Companhia de Transporte de Belém (CTBel), Ellen Margareth, esclareceu a atitude policial em coletiva à imprensa na tarde de ontem.
   "Não vi, até o momento, qualquer tipo de truculência da guarda, apenas o uso moderado da força", afirmou a Comandante Geral da Guarda Municipal.
   Segundo ela, "os guardas não saíram da linha de entrada do prédio", porém, nossas imagens mostram o momento em que os guardas municipais avançam para a Praça Dom Pedro II e em direção a Avenida 16 de Novembro, lançando bombas de efeito moral e disparando contra os manifestantes, enquanto estudantes gritavam "não avance! Esse é um protesto pacífico".
    De acordo com os estudantes, a ação da Guarda Municipal comprometeu a segurança de quem passava pelo local e chegou até a atingir pessoas que não participavam da manifestação.
    Ainda na tarde de ontem o Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para apurar se houve abuso de autoridade por parte da Guarda. A previsão é de que a investigação deva durar de 30 a 60 dias.
    Conforme relatos, cerca de 10 estudantes foram feridos por balas de borracha, sendo que um mais gravemente foi levado para atendimento hospitalar imediatamente. Nove guardas municipais também ficaram machucados devido as pedras jogadas pelos alunos.
    Os estudantes planejam intensificar as manifestações durante os próximos dias. Na terça-feira, 14, haverá um novo protesto.

     E nós, Os Apocalípticos, temos imagens exclusivas do protesto que vocês podem conferir agora, em nossa reportagem:
                                                                                                                                                                   Edição: Fábia Sepêda
                                                                                           Texto de Emanuele Corrêa e Tarcízio Macêdo

6 comentários :

  1. Parabéns pelas imagens exclusivas, gente! Vou divulgar!

    ResponderExcluir
  2. *thumbs up*
    Mas tem uma coisinha, o áudio não ficou bem sincronizado em algumas partes. Mas fora isso, tudo bem :)

    ResponderExcluir
  3. Certamente, essa matéria é a síntese da coragem, do empenho e, acima de tudo, da vontade que todos vocês têm, de levar esse projeto adiante. É mais que um blog, vocês se dão essa grandeza, e fazem questão de mostrar o quanto ela é verdadeira e merecida. Sim, sim, ainda há o que aparar, aqui e acolá, porque ninguém deve exigir perfeição de quem está aprendendo (muitas vezes, nem quem acha que sabe tudo chega perto do ideal). Mas vocês estão guardando as críticas, aprendendo com elas notoriamente, e fazendo. É isso! Vocês estão FAZENDO! Sigam, Apocalípticos! Pra vocês, ainda tem muito mundo depois de dezembro.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que Mosqueiro - Belém seja R$3,60.
    William Costa.

    ResponderExcluir
  5. Olá, leitores Apocalípticos! Agradecemos os comentários a respeito da nossa matéria. Estamos a cada dia aprendendo e melhorando o nosso trabalho, para oferecer a vocês uma leitura fiel e agradável. Tudo isso é importante para o amadurecimento das atividades do blog. Obrigada. E leia-nos antes que o mundo acabe!

    ResponderExcluir