terça-feira, 11 de dezembro de 2012

12 séries brasileiras para assistir antes que o mundo acabe

Ilustração Leonidas Dias

Poucos conhecem a produção de séries brasileiras,desde as mais antigas até as mais recentes, uma produção cada vez maior e com mais qualidade, equiparando-se a séries estrangeiras e, por vezes, superando-as.
É claro que o Brasil sempre teve produções boas, mas dificilmente elas chegavam a atingir um grande público. Agora, principalmente pela efetivação da lei que determina cota de conteúdo nacional na programação da TV paga, os canais mais conhecidos de séries (também da TV paga, como Warner Channel, Canal Sony, HBO etc) passam a mostrar, mesmo que obrigados, o que fazemos aqui e não apenas o que fazem lá fora.
Dentro da TV paga, dois canais que estão em destaque na transmissão de séries brasileiras são o Multishow e o HBO. O Multishow é nacional e, felizmente, sempre transmitiu programas daqui, ou seja, não sofreu grandes efeitos da lei; o HBO é estrangeiro e tomou a decisão de adotar as cotas não apenas transmitindo, como produzindo. O canal já tinha feito séries nacionais anteriormente, como “Mandrake” (a primeira brasileira do HBO), “Alice” e “Mulher de Fases”, e parece intensificar essa produção no momento.
É então que chegam ao mercado as novas séries brasileiras para um grande público (embora ainda insuficiente). Elas vão da comédia romântica ao drama, do adolescente ao adulto, de todos para todos. Dentre todas as muitas opções, eis abaixo uma lista das 12 que você não pode deixar de assistir antes que o mundo acabe.

1.           Capitu
Capitu faz parte do grupo de minisséries que têm o fator qualidade, mas falta o fator visibilidade. É uma série muito boa, porém, como todas as minisséries da TV aberta, seu horário de transmissão é pouco favorecido, o que diminui o público alcançado.
Mesmo assim, muitos devem conhecer, pois fez (e faz) bastante sucesso. É uma produção da Rede Globo lançada em 2008, o mesmo ano em que se completou o centenário de morte de Machado de Assis, um dos mais importantes nomes da Literatura brasileira, cuja obra a série se baseia, Dom Casmurro.
Capitu é o nome da personagem feminina mais importante do livro, uma garota/mulher cheia de mistérios e encantos que marcam a história, por isso nada mais justo dar o seu nome à série. Foi escrita por Euclydes Marinhos com colaboração de Daniel Piza, Luís Alberto de Abreu e Edna Palatnik, e direção geral e de núcleo de Luiz Fernando Carvalho, a série tem a penas uma temporada.

2.           Vendemos cadeiras
Vendemos cadeiras é uma série exibida pelo Multishow que tem o humor jovem/geek que tem feito bastante sucesso atualmente. A série se passa, principalmente, na loja de cadeiras “Cadeiras Ferreira”, onde trabalham Fabio Jr. (Gregório Duvivier) e Eliézer (Wagner Santisteban), grandes amigos, quase irmãos, mas bem diferentes na personalidade. Fabio Jr trabalha na loja “Cadeiras Ferreira” e é o filho menosprezado e traumatizado da loja concorrente e Eliézer é um jovem cineasta entusiasmado.
O chefe deles é Mauro (Augusto Madeira), um malandro que só pensa em mulher. Foi por isso mesmo que ele resolveu adotar Diana (Clarice Falcão), uma garota bonita e problemática– de um jeito engraçado-, para tentar conquistar uma mãe solteirona.
É uma produção de 2010, com roteiro de Matheus Souza e Bruno Bloch, de uma temporada.

3.           Adorável Psicose
Adorável Psicose já terminou sua terceira temporada e é uma série de humor/comédia romântica exibida pelo Multishow.
A série surgiu a partir de um blog homônino que contava as experiências vividas por Natalia (a atriz/personagem principal).
A proposta é parecida com “As confissões de Penélope”, estrelada por Eva Wilma em 1969. As histórias têmcomo cenário inicial o consultório da inusitada Dra. Frida (Juliana Guimarães), no qual Natalia conta sua vida e os muitos dilemas que enfrentanos mínimos detalhes.
Um grande ponto da trama são os personagens secundários, como o amigo gay Diogo (Raoni Seixas), a sua melhor amiga Carol (Carol Portes) e o Cara do bigode (Lucas Oradovschi), seu versátil arquiinimigo com quem tem uma relação de amor e ódio.
Adorável Psicose é uma produção da Goritzia Filmes, de 2010, com direção de Guga Chermont e narração de Carlos Seidl.

4.           Morando Sozinho
Sair de casa e até mesmo de sua cidade éuma realidade para muitos jovens brasileiros que vão estudar em capitais. Miguel (Leandro Soares) é um deles. Saiu de Vitória-ES e foi morar sozinho em São Paulo-SP.
A série começou em 2010 e já concluiu 3 temporadas. Mais uma vez, os coadjuvantes têm papel fundamental que só cresce com o tempo. Tem o Dudu (Bryan Ruffo), seu melhor amigo – no videogame e na vida real; Natasha (Gabriela Cerqueira), a namorada do Dudu; Rafinha (Rafael Lozano), o amigo rico, e Arlindo (Maurício de Barros), que assume inúmeras profissões ao longo da série.
É uma produção da Conspiração Filmes e também exibida pelo Multishow. A criação é do próprio protagonizador, Leandro Soares, e tem roteiros de Gabriel Flaksman, Leandro Assis, Molusco, Renato Fagundes e, mais uma vez, do Leandro Soares, que assina a redação final. A direção, por sua vez, é de Pedro Freire (o mesmo do premiadíssimo curta O teu sorriso).

5.           Preamar
Diferentemente das séries anteriores, Preamar é uma série de drama com toques humorísticos co-produzida pela HBO e Pindorama Filmes e lançada neste ano.
Acompanha a vida de João Ricardo Velasco, um rico e bem-sucedido empresário que acaba indo à falência depois de fazer uma aposta errada no mercado financeiro. Ele decide não contar nada para a família, dizendo, que vai tirar um ano sabáticopara “relaxar”. É então que ele começa a passar mais tempo nas praias de sua cidade (Rio de Janeiro) e descobre o potencial financeiro dos negócios que rolam por lá.
A direção é de Estevão Ciavatta, Anna Muylaert, Marcus Baldini, Mini Kerti, Márcia Faria e Lao de Andrade. É o primeiro projeto longo de ficção da produtora Pindorama e é escrito por Patrícia Andrade e William Vorhees.

6.           (fdp)
Que o Brasil é um país marcado pelo futebol todo mundo já sabe, todos conhecem os rostos de jogadores e de técnicos. Mas e o juiz? O famoso fdp do campo, o profissional mais xingado do esporte? É ele o protagonista desta série, com o personagem Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza).
Ele mostra que ser juiz não é fácil. Separado, com um filho que mal pode ver, sem lugar para ficar depois da separação, sofrendo constantes apertos no trabalho, sentindo a pressão das torcidas e tendo que dar dribles para conseguir ascender na carreira, Juarez faz com que pensemos duas vezes antes de xingar um juiz de novo.
Até para aqueles que não são muito fãs de futebol, é uma ótima pedida. Com direção de Kátia Lund, Caito Ortiz, Adriano Civita, Johnny Araújo; e participação especial de várias personalidades do esporte, diante de 13 episódios.

7.           Sessão de Terapia
Sendo versão brasileira da renomadasérie israelense BeTipul, criada e dirigida pelo artista Selton Mello, Sessão de Terapia já tinha tudo para dar certo. E deu!
Estreou em 1º de outubro de 2012 no canal GNT e recentemente terminou sua primeira temporada, com confirmação da segunda.
O esquema da série é bem diferente do qual estamos acostumados: como se fosse sessões reais de terapia, é transmitida nos 5 dias da semana, cada qual com um paciente determinado. A semana começa com Júlia (Maria Fernanda Cândido), a paciente que se apaixonou por Theo (Zécarlos Machado), o próprio terapeuta. Na terça é a vez de Breno(Sérgio Guizé), atirador de elite da Polícia de São Paulo que acidentalmente mata um garoto dafavela com uma bala perdida. Na quarta vem a Nina (Bianca Muller), uma ginástica que quebra o braço num acidente de motoque muito se parece com uma tentativa de suicídio. Quinta é dia do casal Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi), que estão sempre brigando. Por fim, na sexta é a vez do Theo. Com problemas no próprio casamento e carregado de esforços profissionais, ele vai até Dora (Selma Egrei), sua terapeuta.

8.           Quero ser solteira
Mais uma série que veio da internet. Quero ser solteira é uma adaptação para a TV da websérie homônimaque estourou no youtube e, então, foi ao multishow.
A protagonista é Nina, uma jovem estudante de moda que, como Miguel (Morando Sozinho), saiu do interior para a capital (desta vez para o Rio de Janeiro) cursar a faculdade. Ela mora com seu melhor amigo gay, Leozinho, e, diferente da maioria de suas amigas, só quer curtir. Não quer um namorado nem um marido, pelo menos não agora, ela apenas quer ser solteira.
A comédia romântica foi lançada neste semestre e é criada e estrelada por Cláudia Sardinha.

9.           Do amor
Do amor parece ser a história de amor dos sonhos: eles se amam e passam momentosmaravilhosos juntos, a vida de um é a do outro. Mas, na verdade, é a história de amor da realidade. Acompanha os altos e os baixos de toda a relação de Pio (Armando Babaioff) e Lulu (Maria Flor), que se conheceram quase por acaso e logo mergulham numa relação profunda e inebriante, que depois começa a se tornar complicada, como todo relacionamento.
Enquanto isso acompanha também seus amigos, que caracterizam diversos tipos de pessoas e de reações ao amor. A própria Maria Flor foi quem criou a série. Do amor estreou mês passado.

10.        Meu passado me condena
De maneira geral, Todo relacionamento envolve duas pessoase cada pessoa leva consigo uma bagagem. E essa bagagem pesa. É esse o tema básico de Meu passado me condena, que trata dos “ex” de dois recém-casados de forma humorística.
O casal é Fábio Porchat e Miá Mello, que estão hospedados em lua-de-mel. Estão super apaixonados, mas acabam sempre discutindo quando seus relacionamentos passados vêm à tona. É aí que surgem as comparações e eles ainda têm que escutar conselhos dos donos da pousada.
Tati Bernardi surpreende no roteiro, Julia Rezende dirige e quem produz é Mariza Leão. A série é transmitida no Multishow e começou há 2 meses.

11.        Elmiro Miranda Show
Não tem como não rir desse programa. Elmiro Miranda Show é uma comédia que satiriza os programas de auditório sensacionalistas e amadores.
Rafael Queiroga revela seu talento (pouco explorado anteriormente em seus trabalhos na MTV) ao criar a série e incorporar o protagonista Elmiro Miranda, um apresentador egocêntrico e pouco inteligente cujo programa que leva seu nome.
A série acompanha o cotidianodo programa mais improvisado da tv e seus bastidores com uma equipe infantil e pouco profissional. Conta com a presença de comediantes conhecidos como Clarice Falcão, Anna Cotrim, Raoni Seixas e Rodrigo Arruda.
É uma produção original do TBS muitodivertido e estreou há 2 meses.

12.        Destino: São Paulo
Misturando ficção e realidade, essa série que estreou mês passado na, HBO,é uma produção da O2 Filmes que fala sobre a Imigração para o Brasil (inclusive tema do ENEM deste ano).
Conta as histórias dos imigrantes que formam São Paulo. Em cada episódio, foca em uma nacionalidade diferente, a partir do cotidiano de personagens que se renovam a cada história, como a de família de coreanos, na qual o avô de 80 anos tem como último desejo de vida um prato típico de seu país, o boishintang (feito com carne de cachorro), no entanto sua comercialização é proibida no Brasil. O seu jovem neto terá de enfrentar esse dilema.
Na verdade, é uma minissérie com apenas 6 episódios e a próxima temporada já está confirmada. Desta vez, será Destino Rio de Janeiro e estreará em 2013.

E agora?
Com essa lei das cotas, a perspectiva é que o cenário só melhore, pois com o aumento da demanda é provável que haja aumento na produção e com mais produção mais aprendizado para o audiovisual brasileiro e assim, maior ganho de qualidade.
O ano de 2013, por exemplo, chegará com novidades: o canal Sony passará a transmitir duas séries brasileiras (“Tudo que É Sólido Pode Derreter”, da Ioiô Filmes e “Descolados”, da Mixer) e a partir daí, o AXN e o Sony Spin devem começar a transmitir também – já que são do mesmo grupo empresarial.
As estreias esperadas são de séries da HBO Brasil que parecem ser bem interessantes. Dentre elas, “Negócio” (co-produção com a Mixer), onde é contada a história de três garotas de programa que resolvem aplicar técnicas de marketing e administração de empresas no seu trabalho.
O Brasil já conquistou grandes produções de qualidade no âmbito infantil – tanto em séries como, os clássicos Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e Iha Rá-Tim-Bum, O mundo da lua, Sítio do Picapau Amarelo, dentre outros; quanto com desenhos como Anabel e Meu Amigãozão. Agora está mais do que na hora de mostrar para nós mesmos que podemos conquistar o público jovem e adulto, saindo do grande padrão  estabelecido na TV aberta hoje, com o ritmo rotineiro de novela-reallity show e as minisséries em horários pouco convenientes, sem necessariamente excluir o que há, mas trazer a evolução que ocorre na TV paga para a TV aberta.
Texto de Alice Martins Morais

Nenhum comentário :

Postar um comentário