quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

12 best sellers para ler antes do fim do mundo


                                                                                          Ilustração: Newton Corrêa

Fim do mundo cada vez mais perto e você aí listando tudo que deveria ter feito e não fez. Bom, Os Apocalípticos resolveram ajudar você nessa lista e selecionaram os 12 best sellers dos últimos doze anos que você deve ler antes do fim dos tempos.

1. A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak
A Menina que Roubava Livros mostra a história de Liesel Memimger, uma criança extremamente pobre que tem como refúgio os livros que rouba. Em plena era nazista, o livro mostra o cotidiano da Alemanha nos anos 40: as sirenes que indicavam ataques inimigos, a juventude hitlerista, a segregação de parte da população e toda a miséria que ali existia. E mesmo com todos os detalhes interessantes, o mais curioso do livro é seu narrador: a própria Morte, que tem estado extremamente ocupada e, depois de esbarrar com Liesel três vezes sem conseguir levá-la, decidiu contar a história dessa pequena ladra que encontrou na leitura uma fuga.

2. Anjos & Demônios – Dan Brown
Depois de causar muito burburinhos com O Código Da Vinci, Dan Brown não perde o costume de ser polêmico e retorna com Anjos & Demônios.
Nesse livro, lemos a primeira aventura no campo da investigação de Robert Langdon (protagonista de O Código Da Vinci). Quando um físico do CERN é encontrado assassinado com um ambigrama (símbolos que podem ser lidos tanto de cabeça pra cima quanto pra baixo) dos Illuminati no peito, o professor de iconologia Robert Langdon é chamado para investigar. A coisa piora quando uma cápsula de antimatéria, experimento altamente perigoso desenvolvido pelo CERN, foi roubado. Assim, Robert e Vittoria, filha do físico assassinado, têm 24 horas para encontrar a cápsula antes que ela saia do controle e cause uma explosão massiva, destruindo todo o Vaticano.
Os elementos típicos de Brown estão todos aqui: enigmas, história, ação, mistérios e um embate de Ciência versus Religião que permeia toda a trama. O livro já até virou filme, mas a obra, dita a melhor de Brown, merece ser conferida de antemão.

      3. As Vantagens de ser Invisível – Stephen Chbosky
          É o primeiro livro do roteirista americano Stephen Chbosky. Aclamado pela crítica, As Vantagens de ser Invisível mostra, por meio de cartas, a vida de Charlie, um jovem de 15 anos que lida com as dificuldades de ser adolescente. O romance chegou a ser banido de algumas bibliotecas de escolas americanas por falar de temas como consumo de drogas, as primeiras experiências sexuais, homossexualidade, suicídio, estupro e aborto. Apesar de abordar assuntos considerados pesados e polêmicos, o livro os mostra de uma maneira simples (que às vezes beira a ingenuidade, assim como Charlie) e nos faz pensar: Qual é o verdadeiro significado de ser jovem?
Mas não se iluda, o livro guarda verdadeiras lições e ao terminar de lê-lo você vai sentir uma extrema vontade de... “participar”.

4. A Guerra dos Tronos – George R.R. Martin
A Guerra dos Tronos se passa em Westeros, um continente fictício, mas é recheado de nuances e personagens extremamente realistas.
Como o próprio título diz, a história é sobre a disputa pelo Trono de Ferro e com ele o domínio dos Sete Reinos. Várias personagens, das mais diversas regiões, veem-se envolvidas nesse jogo. Os Stark, do norte, onde o inverno dura anos, quando seu patriarca vira a Mão direita do Rei. Os Lannister, grandiosos, ricos e maquiavélicos que guardam os segredos mais profundos da realeza. Os Targaeryan que estão ao longe, do outro do lado do oceano, tentando reunir um exército para retomar seu lugar de direito, entre outros. O livro é de fantasia, mas não se engane, a magia aqui é um mero detalhe, um elemento trabalhado de forma tão sutil que até esquecemos sua existência, até ela se apresentar de forma imponente e surpreendente.
Não se apegue aos personagens, é outro conselho que lhe dou. Como na vida real, as mortes são repentinas e por vezes revoltantes, mas isso só deixa a trama ainda mais interessante. Com uma narrativa envolvente, que trabalha pontos de vista diferentes, A Guerra dos Tronos, assim como todas suas sequências, é um título indispensável na estante de qualquer um.
Ah, e para os desavisados, a série está sendo adaptada para uma série de TV, Game of Thrones, desde 2011, pelo canal americano HBO.

5. A Mediadora - Crepúsculo – Meg Cabot
Escrito pela rainha das adolescentes, Meg Cabot, a série A Mediadora conta a história de Suzannah, uma garota no colegial aparentemente normal, a não ser pelo fato de conseguir ver, falar (e tocar) em fantasmas, e ainda ter como missão fazer com que os tais espíritos consigam ir para um lugar melhor. Tudo já parece bem complicado até aí, mas não existe nada que não possa ficar pior: Suzannah acaba se apaixonando por Jesse, o fantasma bonitão que assombra seu quarto. E no sexto e último livro da saga, Crepúsculo, a menina tem que enfrentar o maior dilema de sua vida: deixar que Jesse sobreviva, mesmo que isso signifique que ele nunca irá conhecê-la, ou ser egoísta e fazer com que ele continue ao seu lado como fantasma.
Tudo isso é narrado da maneira típica de Cabot, bem humorado, divertido e com sacadas geniais. Não é à toa que seus livros arrastam milhões de meninas às livrarias e as fazem suspirar, encantadas seja por advogados, vampiros ou fantasmas latino-americanos.

6. Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos – Roberta Spindler e Oriana Comesanha
Recém-lançado, Contos de Meigan é bombardeado por boas críticas. Chegando a ser comparadas a Senhor dos Anéis e Guerra dos Tronos, essas duas paraenses — isso mesmo, PARAENSES, daqui, de Belém — se firmam na Literatura Nacional como mestras no que fazem.
Escrevem, como uma só, uma história repleta de magia, batalhas, segredos e mistérios, com direito a mundos paralelos e guerreiros com poderes elementares. No livro, acompanhamos Maya que, após três anos na Terra, está retornando para seu mundo de origem, Meigan. Mas ao chegar ao portal ela se vê no meio de uma batalha entre magis, habitantes de Meigan, e os Cártagos, traidores que há muito foram expulsos de lá. A garota segue então uma jornada em busca de sua mãe e de seu propósito em meio a essa guerra. Apesar de grosso, o livro é de uma leitura rápida e prazerosa, além de ter um final extremamente surpreendente. Vale a pena conferir e esperar pelas sequências, afinal, ele é apenas o primeiro de uma trilogia.

7. Harry Potter e as Relíquias da Morte – J.K. Rowling
Claro que não poderia ficar de fora dessa lista uma das séries mais vendidas da história. E para representá-la, as Relíquias da Morte, o último e melhor livro de Harry Potter.
Nesse desfecho, o bruxo órfão que conquistou milhões de fãs no mundo inteiro se prepara para guerra. O mundo mágico está em caos. Voldemort e seus seguidores estão cada vez mais perto de tomarem o Ministério da Magia. Quando isso ocorrer, não haverá lugar seguro para nascidos-trouxas ou qualquer bruxo que se opor à crueldade do novo governo. Muito menos para Harry, o Indesejável Nº 1, o bruxo mais caçado da atualidade.
Enquanto foge e tenta se esconder, ao lado de Rony e Hermione, Harry está em busca das horcurxes, objetos que ele deve destruir se quiser derrotar Você-Sabe-Quem. A jornada do trio é dura. Longe dos muros da escola e dos cuidados dos professores, eles lutam pela sobrevivência, enquanto seguem as pistas que encontram. Os bruxos que eles encontrarão pelo caminho não serão nada gentis, mas nem Gringotes será páreo para esses três em sua missão. O livro acaba com uma guerra de tirar o fôlego, lutas incríveis e revelações inacreditáveis que fazem a série inteira fazer sentido. Muitas mortes ocorrem, dos dois lados, e Harry é a chave para resolução de tudo, mas não da forma que se espera.
Um final e tanto, mais do que merecedor dessa série de grande sucesso que explora o amor, amizade, o preconceito e a sede de poder de uma maneira supercriativa.

8. Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Recentemente adaptada para o cinema, a série Jogos Vorazes já vem sendo uma febre muito antes disso. A trilogia, cujo primeiro volume foi lançado no Brasil em 2010, não para nas prateleiras e o sucesso só aumentou com o lançamento do filme.
Em uma América do Norte pós-apocalíptica, existe uma sociedade dividida entre uma Capital e 12 distritos. Com um governo totalitário, esses distritos trabalham e vivem em plena pobreza para sustentar a Capital.  Além disso, como forma de consolidar esse poder, a Capital promove um evento anual chamado Jogos Vorazes, onde 24 jovens, dois de cada distrito, são sorteados para se enfrentar até morte em uma arena cheia de perigos.
Aí que entra nossa protagonista, Katniss Everdeen, que vive no distrito mais pobre de todos e cuida sozinha de sua mãe e irmã. Ela se voluntaria para tomar o lugar da irmã na arena quando esta foi sorteada. Com uma crítica social muito forte, vemos Katniss não só lutar pela sua sobrevivência, mas se envolver em um jogo que vai muito além dos limites da arena.
Num mundo onde a violência é entretenimento, onde governos impõem suas vontades e pessoas vivem de futilidades enquanto outras passam fome (familiar?), torcemos pelo romance, amizade, solidariedade e outros bens da humanidade.

9. Millennium I – Os Homens que Não Amavam as Mulheres – Stieg Larsson
Do autor sueco Stieg Larsson, jornalista e um dos maiores ativistas políticos que a Suécia já teve, denunciante de organizações neofacistas e racistas. A trilogia Millennium conta a história de dois personagens bem diferentes: Mikael Blomkvist, jornalista e coproprietário da revista Millennium que é condenado por difamação contra uma influente personalidade sueca, e Lisbeth Salander, jovem hacker que vive sob custódia do governo - há rumores de que o livro seria dedicado à verdadeira Lisbeth, uma menina que foi vítima de estupro coletivo, o qual Stieg Larsson, com 15 anos, presenciou e ficou marcado para o resto da vida.
As vidas de Lisbeth e Mikael se entrelaçam, quando têm que investigar juntos um desaparecimento seguido de assassinato, que ocorreu há mais de quarenta anos e que não obteve nenhuma conclusão por parte da polícia.
Comparado a O Nome da Rosa, chega a ser vulgar tentar descrever o livro em apenas um parágrafo. Narrado em uma linguagem objetiva (tipicamente jornalística), é difícil absorver todas as informações que Larsson te dá em apenas algumas linhas, é preciso voltar, analisar, ler o mapa da cidade novamente, olhar mais uma vez a árvore genealógica da complicada família Vanger...  E perceber que tudo pode estar relacionado.
A trilogia policial fica completa com A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar.

10. O Menino do Pijama Listrado – Jonh Boyne
O best seller mostra a história da amizade de Bruno, de 8 anos, filho de um comandante nazista; e Shmuel, menino judeu que mora em uma fazenda (lugar que Bruno ingenuamente chama de campo de concentração) perto de sua casa na Alemanha Nazista. Mais do que uma emocionante história, que foi incrivelmente escrita em dois dias, O Menino do Pijama Listrado mostra com uma linguagem inocente, como a de uma criança, que a intolerância, ódio e racismo são típicos da mente corrompida dos adultos.

11. Os Sete – André Vianco
Você pode até pensar, “ai, meu deus, mais um livro de vampiros”, mas Os Sete foi escrito muito antes desse assunto virar moda e é, de longe, um dos melhores livros sobre o tema.
Na história, um grupo de mergulhadores encontra uma caravela portuguesa naufragada no litoral do Rio Grande do Sul. Com a ajuda de uma universidade, eles recuperam a embarcação e acabam encontrando uma caixa prateada com uma mensagem de que não poderia ser aberta de forma alguma. O que não adianta de nada, claro. Sete corpos são encontrados e, por acidente, acabam... Despertando!
Os vampiros de André Vianco são da moda antiga. Água-benta, alho, estacas e, claro, bebem sangue. Além de possuírem poderes sobrenaturais como o Inverno, que controla o frio, e o Lobo, que se transforma em um. Também não espere gentileza desses seres.
Como pontos fortes da história, não podem deixar de ser destacados a narrativa repleta de ação e o cenário extremamente brasileiro. Podemos ver as ruas, as cidades, como se fossem as nossas. A impressão de que ao virar a esquina você vai dar de cara com Inverno. Sem esquecer esse grupo de vampiros do século passado descobrindo um mundo cheio de tecnologia e coisas que não entendem, o que é, por muitas vezes, hilário!

12. Querido John – Nicholas Sparks
Do americano Nicholas Sparks, Querido John é mais um dos 18 romances do autor, que já vendeu mais de 55 milhões livros em todo o mundo. Nesta obra, Sparks conta a história do casal John Tyree e Savannah Lynn Curtis, que se conhecem em uma das licenças militares do rapaz. Rapidamente o amor dos dois cresce e Savannah jura a John que irá esperar por sua volta do serviço militar. Mas o que ninguém esperava aconteceu: o Atentado de 11 de Setembro. Então John se vê entre cumprir seu dever militar, e partir para a guerra, ou ficar com Savannah. Com belíssimas cartas de amolecer os corações mais duros, Querido John encanta ao mostrar como o verdadeiro amor pode mudar vidas.

Pronto, agora é escolher um desses e esperar o fim do mundo feliz. Não? Claro que esses são apenas alguns dos vários best sellers de ótima qualidade que circulam por aí, você tem algum outro em mente? Nós gostaríamos de saber.

Texto de Arthur Medeiros e Juliana Theodoro

Nenhum comentário :

Postar um comentário