quinta-feira, 23 de maio de 2013

Professores voltam a pressionar o governo por melhorias


Foto: Tarcízio Macêdo
         Aproximadamente 1.500 professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), cerca de 90% do corpo docente da instituição, segundo a Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa), paralisaram nesta quarta-feira, 22, as atividades docentes pelo período de 24 horas. A paralisação foi definida em reunião do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e mobiliza os docentes de todas as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
O movimento ocorreu a partir das 8h com um Café Político promovido pela Adufpa, em frente ao segundo portão da UFPA. Ele faz parte da Jornada Nacional de Lutas, realizado pelo Andes-SN nos dias 20 a 24 de maio, em todo o país, que tem por objetivo pressionar o governo, a fim de que a agenda de negociações com a categoria seja retomada. O governo encaminhará para o Congresso Nacional a Lei Orçamentária Anual (LOA) até final de julho. Nos próximos dias a classe promete intensificar a mobilização e a pressão para que possam alcançar algum resultado concreto na Lei Orçamentária do ano que vem.
         "A finalidade dessa paralisação, que é uma paralisação em âmbito nacional dos professores das universidades federais, é para pressionar o governo federal para reabrir de fato as negociações com a nossa pauta de reivindicações da greve do ano passado. Nós apenas suspendemos a greve, e agora nós estamos retomando a mobilização para avisar o governo que, caso ele de fato não atenda as nossas reivindicações, nós vamos voltar a convocar a greve", explicou Vera Jacob, diretora-geral da Adufpa.
         As mobilizações começam um pouco tarde, em relação ao ano passado. Porém, segundo a diretoria geral, a luta continua sendo a mesma da greve do ano passado: reestruturação da carreira; a precarização e a sobrecarga do trabalho docente; contratação imediata de professores substitutivos, recentemente proibida na UFPA e novos concursos públicos para o aumento do quadro docente, que foram suspensos. A paralisação, conforme a entidade, também é um protesto contra os obstáculos para liberação dos professores para pós-graduação, impostos pela reitoria.

         Ivan Neves, professor efetivo da Escola de Aplicação da UFPA, disse que 100% da categoria aderiu ao movimento de ontem em sua unidade, por reconhecer a justiça das reivindicações. "As condições de trabalho estão cada vez mais difíceis, em termos de instalações, de infraestrutura, de laboratórios. A gente tem dificuldade de desenvolver o nosso trabalho. Então, por isso, a categoria está manifestando um grande apoio a esse nosso movimento", afirmou.
A categoria contesta no conjunto os dispositivos da Lei 12.772/2012, resultado do acordo entre o governo e a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), assinado no final da greve de 2012, não atende às demandas dos docentes. Com a lei, o aumento salarial dos professores foi parcelado em três anos, até 2015. Para os representantes da categoria, a lei cria distorções salariais, desestrutura a carreira e não garante a isonomia salarial entre os professores. Além de não abranger as oscilações inflacionárias do período. "É perceptível o crescimento da inflação nesse país. Alguma resposta nós temos que dar frente à corrosão salarial que está ocorrendo", comentou Ivan Neves.
O próximo ato dos professores será uma reunião com o Andes, em Brasília, nesta sexta (24) e sábado (25), para avaliar como foram as paralisações em âmbito nacional. No domingo (26), está marcada uma assembleia com todos os servidores públicos federais para debate da pauta sobre o Projeto de Lei da Câmara 79/2011 que abre espaço para a privatização dos Hospitais Universitários (HU) e também da criação de fundos de saúde e questões salariais.
         Também serão definidos os próximos encaminhamentos e a possibilidade do retorno à greve. "O termômetro vai depender dessas mobilizações; nós vamos estar discutindo no domingo a possibilidade da gente retomar a greve, não apenas dos professores, mas de todos os servidores públicos federais", afirmou Vera Jacob.
             Em nota, a UFPA informou que não impede a livre manifestação dos seus funcionários e que a instituição não possui autonomia para se manifestar em relação às reivindicações dos professores, cabendo ao MEC se pronunciar.
Texto de Tarcízio Macêdo e Sérgio Ferreira

Nenhum comentário :

Postar um comentário