domingo, 17 de junho de 2012

“E o fim está próximo...”

           Nada mais adequado do que o clichê da velha frase bíblica que assusta todo mundo quando o assunto é o fim dos tempos para trabalhar no início da nossa “web carreira”: O fim está próximo! – E é verdade.
Não, eu não estou falando sobre um supertsunami que vai afundar o planeta inteiro, e menos ainda aproveitando as predições do calendário Maia para falar do desmoronamento da crosta terrestre como o filme “2012” retrata. Muito pelo contrário, minha gente, o fim do mundo a que me refiro não vem de Hollywood e muito menos dos pergaminhos assombrados escritos pelas civilizações pré-colombianas. Ele está perto de nós, e tem convivido conosco diariamente, mesmo que contra nossa vontade...
Ainda não sabem de quem estou falando? Simples. Ninguém mais, ninguém menos do que nosso amaríssimo inimigo arrumado em sigla: B.R.T.!
        Aposto que seu coração até acelerou ao ver estas três letras que, juntas, representam definitivamente o caos na região metropolitana de Belém. Quer uma prova? Olha só:
                                                                                                                                               Foto: Newnton Corrêa 
Entrevistamos algumas pessoas para saber o que elas acham sobre as obras feitas para o nascimento do internacional Bus Rapid Transit (ou “B.R.Tzinho”, para os íntimos) e elas concordam em pelo menos uma coisa: o BRT é, de longe, a obra mais APOCALÍPTICA dos últimos tempos!
A estudante de Engenharia Química, Isabel de Oliveira, mora na Cidade Nova e faz faculdade no centro. De tarde, tem estágio no bairro do Mangueirão, e por isso passa quase 3 horas por dia nos congestionamentos da cidade: “Você imagina como é sair de casa às 6 da manhã para chegar à faculdade às 8? E ir pro estágio então? É uma batalha! Chego todos os dias em casa destruída!”
E assim como Isabel, o senhor Reginaldo Barros, que é instrutor de auto-escola diz que em seus 15 anos de profissão nunca viveu um período tão tenso para dar aulas: “O trânsito está uma confusão, e confunde a gente também, e principalmente nossos alunos”.
A verdade é uma só: O projeto e as obras de implantação do BRT estão causando um problema sério em nossa cidade. Agora já se fala em rodízio. Veículos com placas de determinados anos sairão em dias alternados para evitar a sobrecarga de automóveis nas ruas. Mas será que privar os cidadãos de usar seus carros é mesmo a forma mais adequada para a fluidez do trânsito na capital? Ainda não está estabelecido o funcionamento do rodízio, mas de pronto não seria uma opção justa. Tentamos ainda entrar em contato com representantes da empresa responsável pela obra, mas quando indagados sobre o caso, sua resposta é sempre a mesma: “Não temos autorização para falar sobre o assunto”.
As medidas paliativas tomadas para ajustar o confuso trânsito não estão sendo eficientes.  Sempre há uma placa que não alerta, um sinal que não funciona e até ruas que foram alongadas recentemente, como no caso da travessa Tavares Bastos que seria usada como saída para as chamadas Rotas Alternativas, agora estão interditadas. Isso sem falar nos ilustres Barack Obama e ROBOCOP que andam segurando algumas bandeirinhas por aí...
No final das contas, o canteiro de obras que está em toda parte é em prol de uma boa causa: o término do congestionamento em Belém. Ainda que saibamos que ele sozinho não acabará de vez com os quilométricos engarrafamentos, o que continua sendo uma utopia. Esperamos que o “BRTzinho” cumpra seu propósito e, enquanto isso, vamos nos acostumar a ficar no ônibus lotado, às 2 da tarde por exemplo, com um calor de quase 40 graus, em um pequeno congestionamento que não faz mal a ninguém... C’ést la vie!
 Nós, os Apocalípticos, fomos às ruas para conferir a opinião dos usuários e mostrar o que a obra tem causado em Belém.
                                                                                                                    Edição: Fábia Sepêda
                              
                                                                                                                            Texto de Geovany Dias

3 comentários :

  1. na minha opinião, eu acho que SE NÃO EMBARGAREM essa obra durante as eleições, o BRT só tende a melhorar pra todas as pessoas que dependem de transporte público.. enfim, eu não ando muito por Belém a muito tempo, mais pelo que as pessoas me contam realmente tá um caos a cidade. espero que melhore no fim de tudo isso :)
    poor : Paola Bino

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu acredito e espero que o projeto do BRT dê certo para a cidade, é claro que as obras estão trazendo muito transtorno para a população da capital. Mas espero por um bom resultado, e o que temos que ter é paciência.

    ResponderExcluir
  3. Realmente só o BRT não vai resolver nada. O problema todo é bem maior. E brasileiro GOSTA de complicar as coisas.
    Uma coisa que aprendi em vários países que visitei e onde moro hoje: 'País rico não é onde o pobre tem carro, é onde o rico usa o transporte público ... ou melhor, vai de bicicleta!'
    Só acho que uma mudança da mentalidade da população ajudaria nosso país a melhorar em tudo. =)

    ResponderExcluir