sábado, 15 de junho de 2013

Da Inglaterra ao Pará, rugby ganha espaço em Belém

À primeira vista um esporte bruto, mas, que diferentemente do que se imagina, está bem distante do conceito de violência. O rugby é um esporte tradicional, com uma filosofia baseada em valores como fraternidade e lealdade. Até as regras do jogo incentivam as práticas éticas, como o respeito ao adversário.
Um rugbier (atleta de rugby) de verdade deve levar estes valores não só para dentro de campo, mas para vida pessoal. E para se tornar um praticante da modalidade não é necessário ser dotado de um porte físico padrão, isso por que a formação da equipe exige diferentes habilidades.
É isso mesmo! Você aí que passou a vida sem praticar uma atividade esportiva, por se considerar fora dos “padrões” dos esportes com bola, agora tem a chance de se tornar um rugbier. Basta ter vontade e espirito de equipe! Não importa se você é alto, baixo, pesado, forte, veloz ou não, o jogo é coletivo e sem espaço para individualismos.
Quer conhecer melhor como as regras do jogo funcionam? Então clique na imagem e confira o infográfico que preparamos para você:
Ilustração: Newton Correa
Os tradicionalismos da modalidade permitem aos seus atletas serem conhecidos como verdadeiros lordes, pois são apaixonados pelo esporte e tem o sacrifício ao time como mandamento, não é à toa que o rugby é o segundo esporte coletivo mais assistido no mundo, com cerca de 3 milhões de espectadores, estando presente em mais de cem países.
Jogos com bola e contato físico são manifestações antropológicas comuns das diversas sociedades ao longo dos séculos. Mas a história do rugby é repleta de mitos e raízes históricas.
Segundo o mito, a modalidade surgiu na cidade de Rugby, em 1823, na Rugby School, onde um aluno chamado William Webb Ellis, aborrecido com a má atuação de sua equipe, desrespeitou as regras do futebol vigentes na região, as Football Rules. Ele teria segurado a bola com as mãos e corrido em direção à linha adversária, enquanto seus amigos irritados tentavam derrubá-lo e roubar a bola.
Mas historiadores garantem que o esporte não é fruto de uma jogada isolada. Os primeiros jogos com bola teriam surgido no extremo oriente por volta de 3 mil a 2 mil a. C, mais precisamente o Kemari praticado no Japão e o Ocuju na China. Com o advento das grandes navegações essas práticas chegaram a Europa, onde ganharam variados formatos, um dos mais conhecidos era o Calcio Fiorentino, no qual se usavam as mãos, os pés e até mesmo armas. Na mesma época, na Grã-Bretanha, batizou-se a prática como folk football, lá as disputas aconteciam entre vilarejos.
Somente no século XIX o folk football foi inserido nas escolas públicas do Reino Unido, e a partir das aulas de educação física, o jogo incorporou regras.
Cada escola e universidade britânica tinha sua forma própria de jogar. Não havia, portanto, um football, mas vários. Assim, no ano de 1863, as escolas que utilizavam exclusivamente os pés durante os jogos com bola, criaram a Football Association  (futebol). As que defendiam, principalmente, o uso das mãos, formaram o Rugby Football, que bem mais tarde passou a se chamar Rugby Union. Atualmente existem também o Rugby League e o Rugby Seven.
 Já no Brasil a história desse esporte teve início no século XIX, juntamente com o nosso tão querido futebol. Charles Muller foi quem formou o primeiro time das duas modalidades no país. Entretanto, a equipe de rugby foi descontinuada em 1896, quando Miller passou a se dedicar apenas ao futebol. Essa hipótese seria a explicação para o fato de o futebol ter ganhado mais destaque por aqui, tornando-se parte de nossa cultura.
Se no Brasil o rugby havia ficado em segundo plano, na África do Sul o esporte se relacionou com a história da nação. O campeonato Francês, por exemplo, tem umas das maiores médias de público da história. Essa relação direta foi retratada no filme Invictus, que mostra a África recém-saída do regime da apartheid e a vitória de sua equipe nacional de rugby na copa do mundo de 1995.
Cena do filme Invictus. Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela. (Fonte: cinema.uol.com.br)
No Pará, o esporte teve inicio em 1999, com um time formado por alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), que chegou a disputar um amistoso com a seleção da Guiana Francesa, mas encerrou suas atividades tempos depois.

Foto do jogo entre o time Acemira Rugby Belém (vermelho e branco)
e Vié Bagaj (verde e branco)
Não menos pretensioso, o Acemira Rugby Belém é o primeiro time atuante da capital. Ele já participou de duas copas regionais: uma no Maranhão, onde conquistou o 2º lugar, e outra em Belém, na qual foi campeão. Também promoveu o Primeiro Evento Internacional de Rugby no Pará, um amistoso contra o time de veteranos da Guiana Francesa, o Vié Bagaj, que aconteceu no mês de maio.  O time paraense conta com mais de 30 atletas entre homens e mulheres e está aberto a novos interessados.
A copa do mundo de rugby acontece de quatro em quatro anos e é o terceiro maior evento do mundo, perdendo apenas para as Olimpíadas e para a Copa do Mundo da FIFA. E uma novidade que vai te deixar com ainda mais vontade de conhecer este esporte é saber que ele foi incluído na lista dos esportes olímpicos e fará sua estreia aqui no Brasil, nas olimpíadas de 2016.
Ficou curioso? Então confira o vídeo que nós, Os Apocalípticos, preparamos para que você possa conhecer como esse esporte funciona na prática.




Texto de Beatriz Santos

Nenhum comentário :

Postar um comentário