terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifesto Belém Livre: das redes sociais às ruas

Nesta segunda-feira, 17, aconteceu em Belém o ato em solidariedade a São Paulo e as demais capitais que aderiram ao protesto contra o aumento das tarifas urbanas de transportes públicos. Intitulado “Manifesto Belém Livre”, a população paraense se concentrou em frente ao Mercado de São Brás desde as 16h e saiu em caminhada às 18h em direção a Avenida Almirante Barroso.
O protesto que começou nas redes sociais e que, a priori, visava o apoio às demais cidades para discutir assuntos como transportes, educação, saúde entre outros, teve uma reunião fora do campo virtual.
Usando a hashtag #BelémLivre, os participantes movimentaram as redes sociais e criaram um evento no Facebook com mais de 18 mil pessoas confirmadas. A reunião “Não é por centavos, é por Direitos”, aconteceu no dia anterior, no Anfiteatro da Praça da República, onde as pautas foram propostas.
Não há uma liderança no evento. Foi feito de maneira coletiva e organizada, visando atender aos pedidos da sociedade, mas foi possível ver, mesmo que em menor número, bandeiras de partidos políticos sendo levantadas pela avenida. Ainda assim, os manifestantes, por mais desgostosos com a situação, não voltaram contra esses grupos e a passeata seguiu normalmente.
Vários momentos foram marcantes na caminhada, bem como as frases, tais quais “Vem pra rua! O gigante acordou”, “Transporte público de qualidade: passe livre já!” “Não é vadiagem, é a nova cabanagem”. Ou quando fizeram silencio na frente do Hospital Porto Dias e gritaram suas indignações em frente a Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA).

Tudo isso você pode conferir na Matéria de Os Apocalípticos no vídeo abaixo:


Texto de Emanuele Corrêa

Nenhum comentário :

Postar um comentário